Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Simone Santos dept_BR
dc.contributor.authorGriebler, Líviapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-21T02:07:30Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139337pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) parte do princípio de que a linguagem escrita é um produto da cultura escrita (BAPTISTA, 2010; BRITTO, 2012; FERREIRO, 2007); esta faz parte da vida das crianças desde que nascem. Por essa razão, esta pesquisa busca investigar e refletir sobre como, no ambiente de referência do cotidiano da Educação Infantil – a sala de convívio das crianças –, são ofertadas experiências com a cultura escrita. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa – o estudo de caso. Os dados foram levantados por meio de observações em duas turmas de Educação Infantil, bem como de entrevistas semiestruturadas com as professoras dessas turmas. Os referenciais teóricos que subsidiaram esta investigação foram principalmente: Forneiro (1998), no que se refere aos conceitos de espaço e ambiente; Teberosky e Colomer (2003), ao problematizar a sala – e seus materiais – enquanto ambiente de cultura escrita; Augusto (2011), Kaercher (2015), e Teberosky e Colomer (2003), ao problematizar as práticas docentes de leitura e escrita junto das crianças. A investigação aponta para a necessidade das reflexões docentes sobre os materiais e espaços das salas – atentando para diversas questões levantadas –, bem como acerca das práticas docentes voltadas para a cultura escrita, principalmente no que se refere às práticas de leitura e escrita junto das crianças. Deve-se sempre compreender as crianças como sujeitos da cultura e produtores de cultura, com suas especificidades, necessidades e vontades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleVou colocar a carta nos correios! a cultura escrita na Educação Infantil: dos materiais às ações das crianças e professoraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990004pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples