Vou colocar a carta nos correios! a cultura escrita na Educação Infantil: dos materiais às ações das crianças e professoras
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) parte do princípio de que a linguagem escrita é um produto da cultura escrita (BAPTISTA, 2010; BRITTO, 2012; FERREIRO, 2007); esta faz parte da vida das crianças desde que nascem. Por essa razão, esta pesquisa busca investigar e refletir sobre como, no ambiente de referência do cotidiano da Educação Infantil – a sala de convívio das crianças –, são ofertadas experiências com a cultura escrita. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa – o es ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) parte do princípio de que a linguagem escrita é um produto da cultura escrita (BAPTISTA, 2010; BRITTO, 2012; FERREIRO, 2007); esta faz parte da vida das crianças desde que nascem. Por essa razão, esta pesquisa busca investigar e refletir sobre como, no ambiente de referência do cotidiano da Educação Infantil – a sala de convívio das crianças –, são ofertadas experiências com a cultura escrita. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa – o estudo de caso. Os dados foram levantados por meio de observações em duas turmas de Educação Infantil, bem como de entrevistas semiestruturadas com as professoras dessas turmas. Os referenciais teóricos que subsidiaram esta investigação foram principalmente: Forneiro (1998), no que se refere aos conceitos de espaço e ambiente; Teberosky e Colomer (2003), ao problematizar a sala – e seus materiais – enquanto ambiente de cultura escrita; Augusto (2011), Kaercher (2015), e Teberosky e Colomer (2003), ao problematizar as práticas docentes de leitura e escrita junto das crianças. A investigação aponta para a necessidade das reflexões docentes sobre os materiais e espaços das salas – atentando para diversas questões levantadas –, bem como acerca das práticas docentes voltadas para a cultura escrita, principalmente no que se refere às práticas de leitura e escrita junto das crianças. Deve-se sempre compreender as crianças como sujeitos da cultura e produtores de cultura, com suas especificidades, necessidades e vontades. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License