Trabalho docente : problematizando as possibilidades de organização dos espaços e tempos de trabalho em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A pesquisa propõe-se a realizar uma análise da atuação prática de professores em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre. Para viabilizar este estudo, foram escolhidas duas escolas da rede e, a partir da problemática central – Como tem se organizado o trabalho docente em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre? –, investigou-se o trabalho de professores e suas possibilidades para organização dos espaços e tempos de ensino e de aprendizagem no atual contexto do espaço escolar. Os r ...
A pesquisa propõe-se a realizar uma análise da atuação prática de professores em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre. Para viabilizar este estudo, foram escolhidas duas escolas da rede e, a partir da problemática central – Como tem se organizado o trabalho docente em duas escolas da rede municipal de Porto Alegre? –, investigou-se o trabalho de professores e suas possibilidades para organização dos espaços e tempos de ensino e de aprendizagem no atual contexto do espaço escolar. Os referenciais teóricos utilizados, entre eles, Maurice Tardif e Claude Lessard (2008), Paulo Freire (1996), Miguel Arroyo (2007; 2009), Antonio Flavio Moreira (2010; 2011), Danilo Gandin (1995; 2007), Fernando Hernández e Montserrat Ventura (1998), Celso Vasconcelos (2008), Luís Armando Gandin (2002) e Graziella Souza dos Santos (2012), em articulação, ofereceram a problematização de conceitos concernentes às temáticas de trabalho docente, organização dos espaços e tempos do trabalho pedagógico e as concepções de currículo. O percurso metodológico caracteriza-se pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com inspiração etnográfica, realizada através de observações e vivências no espaço escolar de ambas as instituições, e, através de conversas formais/informais e entrevistas com supervisores pedagógicos e professores do primeiro e segundo ciclo de formação. Como procedimentos metodológicos foram realizados levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com membros pertencentes às escolas, o que gerou um rico material bruto empírico Na análise dos dados produzidos, foram utilizados os recursos de análise de conteúdo categorial e a análise relacional, substanciadas por lentes sociológicas. Ao término da pesquisa foi perceptível, no discurso dos sujeitos entrevistados e a partir das experiências vivenciadas, uma tendência à visibilização e potencialização positiva do trabalho cotidiano docente, tratando-o como central na organização dos espaços e tempos escolares, ou seja, na consolidação do currículo. Além disso, foi possível traçar comparações entre as duas escolas pesquisadas, demonstrando aproximações e distanciamentos com relação às formas dadas à gestão do trabalho pedagógico nas salas de aula e na escola. Entre as aproximações destacam-se que, em sua grande maioria, professores utilizam-se dos projetos de trabalho para definir as diferentes maneiras de gerir os tempos e espaços escolares, ressignificando as aprendizagens do alunado. Entre os distanciamentos, percebe-se, na experiência de uma das escolas, que a possibilidade de discutir o currículo de forma participativa, pode caracterizar-se numa construção efetiva de saberes e conhecimentos coletivos da comunidade escolar, consolidando-se, assim, espaços e tempos reais de participação e de partilha. Já a outra escola pesquisada carece da construção desse espaço, o que acaba fragilizando o trabalho e o currículo da mesma. A partir dos resultados obtidos, pretende-se continuar problematizando e pesquisando as práticas de organização do trabalho docente e as alternativas viáveis de sucesso no contexto educacional, privilegiando assim seu reflexo na organização e consolidação de um currículo e uma educação mais justa e igualitária. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License