Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorPeroneo, Daniela dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2008-09-10T04:13:00Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13858pt_BR
dc.description.abstractNesse artigo busca-se discutir algumas questões importantes para serem pensadas no processo de ensino e de aprendizagem de ciências nos anos iniciais de escolas de ensino fundamental. Neste trabalho se buscou, por meio de entrevistas realizadas com professores dos anos iniciais de uma escola pública de Porto Alegre, com alunos de pós-graduação em Bioquímica, ICBS, UFRGS, formados em Biologia e com professores orientadores do PPG em educação em ciências da UFRGS, identificar concepções, nestes três grupos quando se pensa no ensino de ciências nos anos iniciais. Para isso, contou-se com uma equipe de seis pessoas, as quais, individualmente, realizaram a categorização das entrevistas. Além disso, construiu-se um breve referencial teórico com base nas principais categorizações apontadas nas entrevistas, referenciando-se o pensamento de autores como Jean Piaget, André Giordan e Gerard de Vecchi, Roque Moraes, Deisy Lara de Oliveira, entre outros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAlgumas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de ciências nos anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000655918pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples