Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho visa problematizar as metodologias do ensino de ciências através de uma metodologia denominada “Show de Ciências”, construída no espírito dos apontamentos do relatório Jaques Delors, “Os quatro pilares da educação” (UNESCO, 2010). A motivação inicial do estudo vem da experiência do pesquisador como proponente da experiência junto a estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino (RS). A questão em tela é quais os efeitos que uma ...
O presente trabalho visa problematizar as metodologias do ensino de ciências através de uma metodologia denominada “Show de Ciências”, construída no espírito dos apontamentos do relatório Jaques Delors, “Os quatro pilares da educação” (UNESCO, 2010). A motivação inicial do estudo vem da experiência do pesquisador como proponente da experiência junto a estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino (RS). A questão em tela é quais os efeitos que uma metodologia deste tipo, que envolve atividades de escrita e rescrita via tecnologias presenciais e on-line, além de contar, além do texto escrito, com a formulação de mapas conceituais, teriam sobre os textos produzidos. Após uma revisão bibliográficas na qual se buscou elaborar os pressupostos e arcabouço teórico- metodológico da metodologia “Show de Ciências”, se selecionou um dos processos investigativos desenvolvidos pelos estudantes para reflexão. Os dados, ainda frutos de uma aproximação inicial, apontam para a consistência e positividade da metodologia empregada, na medida em que os registros, tanto os escritos, quanto os gráficos, vão ganhando aprimoramentos e complexidade conceitual com o andamento da investigação realizada pelos estudantes. Para futuras investigações, serão ampliados o número de casos em estudos, para ver se os apontamentos desta aproximação inicial se conformam, através de metodologias de análise condizentes com o objeto de estudo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License