Jogos digitais no ensino de Arte : instrumento de análise crítica de jogo digital
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Esta pesquisa apresenta um instrumento de análise crítica de jogo digital como ferramenta de aprendizagem no ensino de arte, elaborado a partir da investigação bibliográfica sobre jogos digitais e suas características estéticas, cultura visual, tecnologias digitais na arte, nativos digitais e metodologias de leitura de imagens. A avaliação do instrumento foi realizada através de estudo de caso – 29 alunos do nono ano do ensino fundamental de Farroupilha - RS – combinando métodos de pesquisa qua ...
Esta pesquisa apresenta um instrumento de análise crítica de jogo digital como ferramenta de aprendizagem no ensino de arte, elaborado a partir da investigação bibliográfica sobre jogos digitais e suas características estéticas, cultura visual, tecnologias digitais na arte, nativos digitais e metodologias de leitura de imagens. A avaliação do instrumento foi realizada através de estudo de caso – 29 alunos do nono ano do ensino fundamental de Farroupilha - RS – combinando métodos de pesquisa qualitativo e quantitativo. Os resultados da análise apontam a emergência em oferecer aos alunos a reflexão crítica das linguagens e elementos dos jogos digitais de consumo. ...
Abstract
This research presents a critical analysis instrument digital game as a learning tool in teaching art, drawn from the bibliographic research about digital games and their aesthetic characteristics, visual culture, digital technologies on art, digital natives and image reading methodologies. The instrument rating was conducted through case study - 29 students from the ninth year of elementary school Farroupilha - RS - combining methods of qualitative and quantitative research. Test results indic ...
This research presents a critical analysis instrument digital game as a learning tool in teaching art, drawn from the bibliographic research about digital games and their aesthetic characteristics, visual culture, digital technologies on art, digital natives and image reading methodologies. The instrument rating was conducted through case study - 29 students from the ninth year of elementary school Farroupilha - RS - combining methods of qualitative and quantitative research. Test results indicate the emergence of offering students the critical reflection of languages and elements of digital games consumption. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License