Fotografia e infâncias : o olhar das crianças da EMEI Humaitá sobre o mundo que as cerca na escola

Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Esta monografia tem como questão norteadora a problematização da fotografia feita por crianças como registro expressivo de seu olhar sobre o cotidiano escolar. Quais as possibilidades que as produções imagéticas feitas por crianças oferecem para construção de caminhos para refletir sobre o olhar das crianças acerca das atividades, brincadeiras e espaços da escola. O objetivo geral deste trabalho é refletir que possibilidades as fotografias feitas por crianças como dinamizador de aprendizagens a ...
Esta monografia tem como questão norteadora a problematização da fotografia feita por crianças como registro expressivo de seu olhar sobre o cotidiano escolar. Quais as possibilidades que as produções imagéticas feitas por crianças oferecem para construção de caminhos para refletir sobre o olhar das crianças acerca das atividades, brincadeiras e espaços da escola. O objetivo geral deste trabalho é refletir que possibilidades as fotografias feitas por crianças como dinamizador de aprendizagens a nós, professores da educação infantil, o que elas pensam sobre o seu cotidiano escolar. A escolha metodológica deste trabalho foi a pesquisa qualititativa. Foram analisadas fotografias feitas por crianças da turma das Borboletas (Jardim B) da Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá, de Porto Alegre. As fotografias foram divididas em três grandes grupos: brincadeiras, pátio e espaço escolar. Os resultados encontrados apontam a positividade do uso da produção e reflexão sobre imagens via câmeras digitais feitas pelas crianças, pela diversidade de perspectivas apresentadas, pelos processos de constituição de autoria no contexto específico e para uma melhor compreensão da perspectivas discentes sobre os espaços da escola, sobre os seus pares e sobre si mesmos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1951)
Este item está licenciado na Creative Commons License
