Jogos digitais na educação infantil : perspectivas docentes e demandas para a formação

Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente estudo de caso trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola municipal de educação infantil do município de São Leopoldo. A origem da pesquisa deve-se a inquietude da pesquisadora em saber quais as possibilidades do uso das tecnologias no contexto da educação infantil. Para compreender estas possibilidades, foi realizado um estudo de caso a respeito da prática de duas professoras concursadas no município e que atuam na educação infantil com jogos digitais. A partir da ...
O presente estudo de caso trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola municipal de educação infantil do município de São Leopoldo. A origem da pesquisa deve-se a inquietude da pesquisadora em saber quais as possibilidades do uso das tecnologias no contexto da educação infantil. Para compreender estas possibilidades, foi realizado um estudo de caso a respeito da prática de duas professoras concursadas no município e que atuam na educação infantil com jogos digitais. A partir da análise das práticas docentes, objetivou-se identificar como cada professora organiza o trabalho pedagógico com as diferentes faixas etárias, assim como quais jogos foram apreciados pelas crianças. A pesquisa evidenciou que as duas professoras possuem práticas distintas e que, neste caso, existem alguns elementos que incidem sobre a qualidade da proposta desenvolvida e ao mesmo tempo constituem-se em demandas para a formação de professores que pretendem atuar com jogos digitais na educação infantil: a) formação docente básica e continuada; b) conhecimentos relacionados à criação de objetos de aprendizagens; c) infra-estrutura oferecida pela mantenedora. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1951)
Este item está licenciado na Creative Commons License
