A contribuição do audiovisual na sensibilização de professores : alternativas para a inclusão na educação infantil

Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
The audiovisual contribution in teacher awareness : alternatives for inclusion in school early childhood education
Assunto
Resumo
A presente monografia trata de uma experiência pedagógica realizada em uma escola de educação infantil do município de São Leopoldo – RS, cujo objetivo principal foi sensibilizar os professores a cerca da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola regular, através do recurso audiovisual. Por meio deste recurso tecnológico utilizou-se gravações dos alunos com necessidades especiais em seu ambiente escolar, assim como depoimentos de colegas, professores e pais. A partir da concretiza ...
A presente monografia trata de uma experiência pedagógica realizada em uma escola de educação infantil do município de São Leopoldo – RS, cujo objetivo principal foi sensibilizar os professores a cerca da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola regular, através do recurso audiovisual. Por meio deste recurso tecnológico utilizou-se gravações dos alunos com necessidades especiais em seu ambiente escolar, assim como depoimentos de colegas, professores e pais. A partir da concretização do vídeo final, foi realizada uma reflexão com o grupo de professores e funcionários da escola, com o objetivo de sensibilizá-los e debater sobre alternativas inclusivas. Destacou-se a importância das mídias na educação e do recurso audiovisual como ferramenta reflexiva no contexto escolar. Abordou-se sobre a educação infantil e seus desafios de formar professores inclusivos, nos aspectos teóricos e práticos, pois com a reflexão realizada na escola através do vídeo, foi possível perceber que o recurso audiovisual foi de extrema importância no processo de sensibilização dos professores, desenvolvendo o senso crítico e autocrítico em relação às suas práticas e também às práticas inclusivas da escola. ...
Abstract
This monograph is a pedagogical experiment in a school of early childhood education in São Leopoldo - RS, whose main objective was to sensitize teachers about the inclusion of students with special needs in regular schools through visual aid. Through this technological resource was used recordings of pupils with special needs in their school environment, as well as testimonials from peers, teachers and parents. From the completion of the final video, a discussion was held with the group of teac ...
This monograph is a pedagogical experiment in a school of early childhood education in São Leopoldo - RS, whose main objective was to sensitize teachers about the inclusion of students with special needs in regular schools through visual aid. Through this technological resource was used recordings of pupils with special needs in their school environment, as well as testimonials from peers, teachers and parents. From the completion of the final video, a discussion was held with the group of teachers and school staff in order to sensitize them and discuss inclusive alternatives. The importance of media in education and audiovisual resource as reflective tool in the school context stood out. If approached on early childhood education and its challenges to form inclusive teachers in the theoretical and practical aspects, as with the reflection held in the school through the video, it was revealed that the visual aid was extremely important in the sensitization of teachers process, developing the critical and self-critical sense with regard to their practices and also the school's inclusive practice. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1951)
Este item está licenciado na Creative Commons License
