O uso de vídeo e software Poly no estudo de poliedros de Platão
dc.contributor.advisor | Fioreze, Leandra Anversa | pt_BR |
dc.contributor.author | Gehrke, Tatiele Tamara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134158 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem por finalidade socializar uma sequência didática, aplicada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, envolvendo as características de sólidos geométricos. Deu-se através da manipulação de materiais concretos e por meio da manipulação do software Poly, onde os sólidos geométricos podem ser vistos, tridimensionalmente. A proposta foi elaborada com base na teoria de situações didáticas de Brousseau. Considera-se que a manipulação dos materiais concretos e digitais proporcionou mudanças que promoveram aulas mais dinâmicas, lúdicas e principalmente, para que ocorra a construção de conhecimentos. Constatou-se que são realizadas aproximações entre os sólidos geométricos e objetos/locais da realidade do aluno, bem como, as figuras geométricas planas são facilmente confundidas com o sólido geométrico, que mais se assemelha. Após a análise da prática verificou-se a necessidade da abordagem desse conteúdo não de forma tradicional, mas sim que seja exposta a aplicabilidade e utilidade do conteúdo, para exploração dos conceitos geométricos envolvidos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Poliedros | pt_BR |
dc.title | O uso de vídeo e software Poly no estudo de poliedros de Platão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984802 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License