Uma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráfica
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo discute a Educação Estatística a partir do trabalho desenvolvido, em uma abordagem investigativa, mediado por um recurso tecnológico. Teve como objetivo reconhecer as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica de uma pesquisa real, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, onde a produção do campo empírico se deu através dos registros das aulas propostas a ...
Este estudo discute a Educação Estatística a partir do trabalho desenvolvido, em uma abordagem investigativa, mediado por um recurso tecnológico. Teve como objetivo reconhecer as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica de uma pesquisa real, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, onde a produção do campo empírico se deu através dos registros das aulas propostas a duas turmas do 9º ano de uma escola da Rede Municipal de Santa Rosa, RS. As análises e as reflexões resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico, como parte dos conhecimentos da área de matemática, precisa ganhar espaço e ser consolidado. O recurso tecnológico utilizado, o Excel, contribui para este trabalho na medida em que podemos potencializar as relações entre as variáveis envolvidas no estudo, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo a partir da compreensão da realidade expressa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License