Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBisognin, Cleberpt_BR
dc.contributor.authorBianchini, Daiani Finattopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:52Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134148pt_BR
dc.description.abstractEste estudo discute a Educação Estatística a partir do trabalho desenvolvido, em uma abordagem investigativa, mediado por um recurso tecnológico. Teve como objetivo reconhecer as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica de uma pesquisa real, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, onde a produção do campo empírico se deu através dos registros das aulas propostas a duas turmas do 9º ano de uma escola da Rede Municipal de Santa Rosa, RS. As análises e as reflexões resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico, como parte dos conhecimentos da área de matemática, precisa ganhar espaço e ser consolidado. O recurso tecnológico utilizado, o Excel, contribui para este trabalho na medida em que podemos potencializar as relações entre as variáveis envolvidas no estudo, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo a partir da compreensão da realidade expressa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de estatísticapt_BR
dc.subjectExcelpt_BR
dc.subjectRepresentação gráficapt_BR
dc.titleUma proposta didática para o ensino de estatística: USO DE PLANILHA DINÂMICA PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA o uso de planilha dinâmica para representação gráficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983902pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples