Ensinando elementos da geometria através da construção do cubo
dc.contributor.advisor | Wanderer, Fernanda | pt_BR |
dc.contributor.author | Picinini, Carla Regina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134142 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo geral analisar as potencialidades do uso de mídias digitais nas aulas de Matemática para o ensino da geometria. E por objetivos específicos promover uma boa aprendizagem, desenvolver a criatividade para resolver situações envolvendo a geometria e aprender a manipular um software. Os referenciais teóricos usados foram os estudos de Boyer(2003), Roque e Pitombeira (2013), Gravina et al. (2012) e D’Ambrósio (1988), além dos documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais da área da Matemática (BRASIL,2007) e os Referenciais Curriculares: Lições do Rio Grande, Matemática e suas tecnologias ( RIO GRANDE DO SUL, 2009). A parte empírica da investigação envolveu alunos do 8º ano de uma escola de rede pública municipal situada no interior de Ibirapuitã-RS. A análise dos dados mostraram que os alunos aprendem melhor usando materiais concretos, objetos manipuláveis e quando praticam construções realizadas em um software de geometria dinâmica como o GeoGebra. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.subject | Ensino da geometria | pt_BR |
dc.subject | Geometria euclidiana | pt_BR |
dc.title | Ensinando elementos da geometria através da construção do cubo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000983646 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License