Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias
dc.contributor.advisor | Manica, Evandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Carlos Eduardo da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134134 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho realizado planeja introduzir os estudos da Trigonometria com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Inicialmente, é utilizado um aplicativo de teodolito (ferramenta de medição de ângulos) baixado pelos alunos em seus smartphones, para observarem a altura de alguns objetos. Posterior a isso - para construção de desenhos que representem com precisão a situação observada e para identificar os elementos da trigonometria presentes no contexto - é utilizado o software Geogebra. A proposta visa colocar o educando como sujeito de sua aprendizagem, pois ele inicia o estudo de um novo conteúdo com metodologia de resolução de problema. Busca-se, desse modo, uma aula de Matemática em que se utilizem tecnologias, nesse caso, aplicativo de smartphone e software de computador, como ferramentas para solução do problema. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.title | Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000983650 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License