Show simple item record

dc.contributor.advisorManica, Evandropt_BR
dc.contributor.authorRosa, Carlos Eduardo dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:42Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134134pt_BR
dc.description.abstractO trabalho realizado planeja introduzir os estudos da Trigonometria com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Inicialmente, é utilizado um aplicativo de teodolito (ferramenta de medição de ângulos) baixado pelos alunos em seus smartphones, para observarem a altura de alguns objetos. Posterior a isso - para construção de desenhos que representem com precisão a situação observada e para identificar os elementos da trigonometria presentes no contexto - é utilizado o software Geogebra. A proposta visa colocar o educando como sujeito de sua aprendizagem, pois ele inicia o estudo de um novo conteúdo com metodologia de resolução de problema. Busca-se, desse modo, uma aula de Matemática em que se utilizem tecnologias, nesse caso, aplicativo de smartphone e software de computador, como ferramentas para solução do problema.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.titleEstudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983650pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record