Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A Geometria está presente em nosso cotidiano nas mais diversas formas e seu ensino, portanto, é fundamental. No entanto, o que se percebe cada vez mais é um abandono desse importante conteúdo nos currículos escolares. Por esse motivo, realizou-se uma pesquisa cujo principal objetivo foi o de buscar alternativas para o trabalho com Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acreditando que uma boa base de conhecimento em Geometria é fundamental para a continuação de seu ensino nos anos s ...
A Geometria está presente em nosso cotidiano nas mais diversas formas e seu ensino, portanto, é fundamental. No entanto, o que se percebe cada vez mais é um abandono desse importante conteúdo nos currículos escolares. Por esse motivo, realizou-se uma pesquisa cujo principal objetivo foi o de buscar alternativas para o trabalho com Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acreditando que uma boa base de conhecimento em Geometria é fundamental para a continuação de seu ensino nos anos seguintes. Pautado na teoria de Van Hiele, que apresenta cinco níveis de compreensão do pensamento geométrico e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, este trabalho foi desenvolvido através da aplicação de uma proposta didática envolvendo a manipulação de figuras geométricas, utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra e o Geoplano virtual. Durante a realização do experimento, avaliou-se a contribuição das mídias digitais no desenvolvimento do pensamento geométrico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License