GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria e das simetrias de reflexão e de rotação no Ensino Fundamental, por meio de uma proposta pedagógica participativa e ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esta proposta consiste na elaboração de uma sequência didática com atividades que exploram e utilizam as ferramentas do software GeoGebra visando auxiliar na aprendizagem e visualização destes conteúdos. As atividades foram aplicadas no laboratório de inform ...
O presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria e das simetrias de reflexão e de rotação no Ensino Fundamental, por meio de uma proposta pedagógica participativa e ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esta proposta consiste na elaboração de uma sequência didática com atividades que exploram e utilizam as ferramentas do software GeoGebra visando auxiliar na aprendizagem e visualização destes conteúdos. As atividades foram aplicadas no laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual com uma turma de sétimo ano amparada na Teoria da Negociação de Significados, cujo objetivo foi estudar os diálogos e as falas dos alunos, na interação aluno-aluno e aluno-professor para a condução e realização das tarefas propostas em aula. Em relação à experiência, podemos afirmar que o uso do software GeoGebra possibilitou auxiliar no ensino de simetria e, também, que o diálogo com os alunos contribuíram para as aprendizagens dos conteúdos abordados na sequência de atividades. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License