Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorMarschall, Janinipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:31Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134110pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria e das simetrias de reflexão e de rotação no Ensino Fundamental, por meio de uma proposta pedagógica participativa e ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esta proposta consiste na elaboração de uma sequência didática com atividades que exploram e utilizam as ferramentas do software GeoGebra visando auxiliar na aprendizagem e visualização destes conteúdos. As atividades foram aplicadas no laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual com uma turma de sétimo ano amparada na Teoria da Negociação de Significados, cujo objetivo foi estudar os diálogos e as falas dos alunos, na interação aluno-aluno e aluno-professor para a condução e realização das tarefas propostas em aula. Em relação à experiência, podemos afirmar que o uso do software GeoGebra possibilitou auxiliar no ensino de simetria e, também, que o diálogo com os alunos contribuíram para as aprendizagens dos conteúdos abordados na sequência de atividades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.titleGeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significadospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984090pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples