Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDeus, Sandra de Fatima Batista dept_BR
dc.contributor.authorHartstein, Cristiane Lopes Nunespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:05:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134032pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo a respeito do surgimento do rádio no Brasil, a sua importância para o processo educativo ao longo da história brasileira e como hoje, as escolas estão inserindo essa mídia no processo de ensino-aprendizagem. Para verificar tal processo, será apresentado um estudo teórico sobre rádio educativo, a rádio a serviço da educação, a rádio escolar, os gêneros textuais escritos e orais e um estudo de caso de como é desenvolvido o projeto Rádio Escolar na rede municipal de Porto Alegre através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum. Após o estudo de caso, que será de cunho qualitativo, pois será dividido em pesquisa, entrevistas, observações e coleta de materiais produzidos pelos colaboradores da rádio, será apresentado uma reflexão sobre o que vem sendo desenvolvido na Rádio Brum, assim como propostas para o desenvolvimento de um trabalho sobre gêneros textuais escritos e orais que favoreça, na rádio, o trabalho com a linguagem para o segundo semestre de 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis work is a study about radio appearance in Brazil, its importance to the educational process throughout Brazilian history and how today, schools are entering this media in the teaching- learning process. To verify this process, a theoretical study will be presented on educational radio, the radio service of education, school radio, the written and oral genres and a case study of how developed the School Radio project in the municipal Porto Alegre through the Municipal School of Basic Education Councilman Carlos Person of Brum. After the case study, that will be of a qualitative nature, because it will be divided into research, interviews, observations and collection of materials produced by the staff of radio, a reflection on what has been developed in Radio Brum will be presented , as well as proposals for the development of work on written and oral genres that favors , radio , working with the language in the second half 2015.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducational radioen
dc.subjectSchool radioen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectTextual genresen
dc.subjectRadiodifusão educativapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleRádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979594pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples