Mostrar el registro sencillo del ítem
Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
dc.contributor.advisor | Deus, Sandra de Fatima Batista de | pt_BR |
dc.contributor.author | Hartstein, Cristiane Lopes Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-19T02:05:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134032 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo a respeito do surgimento do rádio no Brasil, a sua importância para o processo educativo ao longo da história brasileira e como hoje, as escolas estão inserindo essa mídia no processo de ensino-aprendizagem. Para verificar tal processo, será apresentado um estudo teórico sobre rádio educativo, a rádio a serviço da educação, a rádio escolar, os gêneros textuais escritos e orais e um estudo de caso de como é desenvolvido o projeto Rádio Escolar na rede municipal de Porto Alegre através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum. Após o estudo de caso, que será de cunho qualitativo, pois será dividido em pesquisa, entrevistas, observações e coleta de materiais produzidos pelos colaboradores da rádio, será apresentado uma reflexão sobre o que vem sendo desenvolvido na Rádio Brum, assim como propostas para o desenvolvimento de um trabalho sobre gêneros textuais escritos e orais que favoreça, na rádio, o trabalho com a linguagem para o segundo semestre de 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is a study about radio appearance in Brazil, its importance to the educational process throughout Brazilian history and how today, schools are entering this media in the teaching- learning process. To verify this process, a theoretical study will be presented on educational radio, the radio service of education, school radio, the written and oral genres and a case study of how developed the School Radio project in the municipal Porto Alegre through the Municipal School of Basic Education Councilman Carlos Person of Brum. After the case study, that will be of a qualitative nature, because it will be divided into research, interviews, observations and collection of materials produced by the staff of radio, a reflection on what has been developed in Radio Brum will be presented , as well as proposals for the development of work on written and oral genres that favors , radio , working with the language in the second half 2015. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Educational radio | en |
dc.subject | School radio | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Textual genres | en |
dc.subject | Radiodifusão educativa | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000979594 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)