A Educação Física no contexto das mídias : contribuições para o processo de formação nos anos iniciais
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
Physical education in the context of media : contributions to the integral formation of the child process
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo aborda a vivência da Educação Física no contexto das mídias e suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo do estudo é refletir acerca da importância da Educação Física, para o desenvolvimento integral da criança, verificando como as mídias interferem nesse processo. Para tanto, parte da seguinte problemática: qual a implicação das mídias na Educação Física, tendo-se em vista o aprimoramento de hab ...
O presente estudo aborda a vivência da Educação Física no contexto das mídias e suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo do estudo é refletir acerca da importância da Educação Física, para o desenvolvimento integral da criança, verificando como as mídias interferem nesse processo. Para tanto, parte da seguinte problemática: qual a implicação das mídias na Educação Física, tendo-se em vista o aprimoramento de habilidades que levem à formação integral da criança? Visando responder à problemática apresentada, e considerando a influência das mídias em todos os setores da sociedade e, de forma mais específica, na educação, o estudo proposto vale-se de pesquisa bibliográfica e estudo de campo, explorando as teorias formuladas em torno do tema, bem como da exploração da legislação brasileira específica, a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, e também dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) que disciplinam o ensino da Educação Física no Ensino Fundamental. O estudo de campo efetivou-se por meio de entrevista, dirigida a professores que atuam nas salas regulares das séries iniciais do Ensino Fundamental, e ministram aulas de Educação Física. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa. Concluiu-se que a Educação Física enquanto área do conhecimento necessita ser reconhecida e consolidada como imprescindível à formação da criança, pois possibilita o aprimoramento de habilidades diversas. Diante dessa importante contribuição da Educação Física e do nível de exposição da criança às mídias, é papel da escola lidar com esses recursos, de modo a direcionar possíveis influências e possibilitar a construção de uma cultura corporal de movimento. ...
Abstract
The present study addresses the experience of physical education in the context of media and their contributions to the integral development of children in the Early Grades of elementary school. Thus, the objective of the study is to reflect on the importance of physical education for the integral development of the child, checking how the media interfere in this process. To this end, part of the following problem: what is the implication of media in physical education, with a view to the enhan ...
The present study addresses the experience of physical education in the context of media and their contributions to the integral development of children in the Early Grades of elementary school. Thus, the objective of the study is to reflect on the importance of physical education for the integral development of the child, checking how the media interfere in this process. To this end, part of the following problem: what is the implication of media in physical education, with a view to the enhancement of skills leading to the integral formation of the child? In order to respond to the problems presented, and considering the influence of the media in all sectors of society and, more specifically, in education, the proposed study worth of bibliographical research and field study, exploring the theories formulated around the subject, as well as the holding of the Brazilian legislation, specific Guidelines and Law 9394/96 number Bases, and also of the National curricular parameters (1997) governing the teaching of physical education in the elementary school. The field study was accomplished through interviewing, addressed to teachers who work in the regular rooms of the initial series of elementary school, and teach physical education classes. The collected data were analyzed qualitatively. It was concluded that the physical education while area of knowledge needs to be recognised and consolidated as essential to the formation of the child, as it enables the various skills enhancement. On this important contribution of physical education and the level of exposure of the child to the media, is the school's role to deal with these features, so the direct influences and allow the construction of a culture of body movement. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License