Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Mariapt_BR
dc.contributor.authorErig, Dianipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:57Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134027pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda a vivência da Educação Física no contexto das mídias e suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo do estudo é refletir acerca da importância da Educação Física, para o desenvolvimento integral da criança, verificando como as mídias interferem nesse processo. Para tanto, parte da seguinte problemática: qual a implicação das mídias na Educação Física, tendo-se em vista o aprimoramento de habilidades que levem à formação integral da criança? Visando responder à problemática apresentada, e considerando a influência das mídias em todos os setores da sociedade e, de forma mais específica, na educação, o estudo proposto vale-se de pesquisa bibliográfica e estudo de campo, explorando as teorias formuladas em torno do tema, bem como da exploração da legislação brasileira específica, a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, e também dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) que disciplinam o ensino da Educação Física no Ensino Fundamental. O estudo de campo efetivou-se por meio de entrevista, dirigida a professores que atuam nas salas regulares das séries iniciais do Ensino Fundamental, e ministram aulas de Educação Física. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa. Concluiu-se que a Educação Física enquanto área do conhecimento necessita ser reconhecida e consolidada como imprescindível à formação da criança, pois possibilita o aprimoramento de habilidades diversas. Diante dessa importante contribuição da Educação Física e do nível de exposição da criança às mídias, é papel da escola lidar com esses recursos, de modo a direcionar possíveis influências e possibilitar a construção de uma cultura corporal de movimento.pt_BR
dc.description.abstractThe present study addresses the experience of physical education in the context of media and their contributions to the integral development of children in the Early Grades of elementary school. Thus, the objective of the study is to reflect on the importance of physical education for the integral development of the child, checking how the media interfere in this process. To this end, part of the following problem: what is the implication of media in physical education, with a view to the enhancement of skills leading to the integral formation of the child? In order to respond to the problems presented, and considering the influence of the media in all sectors of society and, more specifically, in education, the proposed study worth of bibliographical research and field study, exploring the theories formulated around the subject, as well as the holding of the Brazilian legislation, specific Guidelines and Law 9394/96 number Bases, and also of the National curricular parameters (1997) governing the teaching of physical education in the elementary school. The field study was accomplished through interviewing, addressed to teachers who work in the regular rooms of the initial series of elementary school, and teach physical education classes. The collected data were analyzed qualitatively. It was concluded that the physical education while area of knowledge needs to be recognised and consolidated as essential to the formation of the child, as it enables the various skills enhancement. On this important contribution of physical education and the level of exposure of the child to the media, is the school's role to deal with these features, so the direct influences and allow the construction of a culture of body movement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectIntegral formationen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.titleA Educação Física no contexto das mídias : contribuições para o processo de formação nos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativePhysical education in the context of media : contributions to the integral formation of the child processen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979712pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples