O uso de jogos virtuais aplicados ao currículo de biologia do ensino médio
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Virtual games used in the high school biology curriculum
Assunto
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar jogos virtuais utilizados como complemento dos estudos de biologia do currículo no ensino médio. Em um primeiro momento há um referencial teórico enfatizando legislação, conceitos e significados dos jogos virtuais, seguido de um histórico com possibilidades de uso, as suas aplicações nas ciências biológicas e exemplos de jogos disponíveis. O estudo foi realizado através de observação e aplicação de planos de aulas com questões objetivas e subjetiv ...
O presente trabalho teve como objetivo analisar jogos virtuais utilizados como complemento dos estudos de biologia do currículo no ensino médio. Em um primeiro momento há um referencial teórico enfatizando legislação, conceitos e significados dos jogos virtuais, seguido de um histórico com possibilidades de uso, as suas aplicações nas ciências biológicas e exemplos de jogos disponíveis. O estudo foi realizado através de observação e aplicação de planos de aulas com questões objetivas e subjetivas direcionadas há alguns jogos virtuais. Através dos resultados percebeu-se que há um número significativo de alunos com interesse nos jogos como complemento aos estudos de biologia. Todavia ainda pensa-se que deve haver uma reformulação do currículo de biologia, trazendo para este um aprendizado mais significativo e eficaz, que sirva não só para decorar, mas que seja um alicerce na construção de pensamento crítico. ...
Abstract
The present study was conducted objective to analyze virtual games used as a complement to the studies of biology in high school curriculum. In a first moment there is a theoretical research encompassing legislation, concepts and meanings of virtual Games, followed of a historical with use of possibilities, their applications in the biological sciences and examples of games available. The study was conducted by observation and application lessons with objective and subjective issues some virtua ...
The present study was conducted objective to analyze virtual games used as a complement to the studies of biology in high school curriculum. In a first moment there is a theoretical research encompassing legislation, concepts and meanings of virtual Games, followed of a historical with use of possibilities, their applications in the biological sciences and examples of games available. The study was conducted by observation and application lessons with objective and subjective issues some virtual games. From the results it is clear that a significant number of students with interest in the game in addition to biological studies. But still it is thought that there should be a review of the biology curriculum, bringing to this a more meaningful and effective learning, which will serve not only for decorating, but that is a building block in the construction of critical thinking. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
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