As tecnologias de informação e comunicação no ciclo de alfabetização
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Esta monografia é resultado de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de alfabetização e letramento, desencadeando novas maneiras de se desenvolver as habilidades de leitura e escrita no espaço escolar. O processo de alfabetização não consiste em uma mera decodificação ou memorização, mas sim em dar condições para que a criança compreenda o funcionamento do sistema alfabético e interprete com proficiência elementos históricos, científicos e tecnológic ...
Esta monografia é resultado de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de alfabetização e letramento, desencadeando novas maneiras de se desenvolver as habilidades de leitura e escrita no espaço escolar. O processo de alfabetização não consiste em uma mera decodificação ou memorização, mas sim em dar condições para que a criança compreenda o funcionamento do sistema alfabético e interprete com proficiência elementos históricos, científicos e tecnológicos, nos âmbitos da oralidade e da escrita. O uso dos novos meios e métodos disponíveis à facilitação da aprendizagem conduz o professor a uma permanente revisão teórica e metodológica, propondo evidentes desafios ao saber-fazer docente. Com o objetivo de analisar a viabilidade da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de alfabetização, foi realizada pesquisa qualitativa e quantitativa com professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de Sapucaia do Sul, por meio de questionários e de observação in loco das práticas pedagógicas desenvolvidas nos Laboratórios de Informática (LABIN) de duas escolas, situadas no referido município, resultando em um breve relato. A minuciosa análise das respostas aos questionários e do relato de observação conduzem à percepção de que é preciso avançar muito ainda na formação visando à ampliação e consolidação do uso das TICs na rotina escolar, em especial nos ciclos de alfabetização. Procurou-se, dessa maneira, obter dados que revelassem a maneira como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas pelos professores em seu fazer pedagógico, apontando novos caminhos e possibilidades para as práticas docentes no ciclo de alfabetização. ...
Abstract
This monograph is the result of a research on the use of Information and Communication Technologies in literacy, triggering new ways to develop reading and writing skills at school. The literacy process is not to a mere decoding or memorization, but to provide conditions for the child to understand the functioning of the alphabetic system and interpret proficiently historical, scientific and technological elements, in the oral and written levels. The application of new methods available to faci ...
This monograph is the result of a research on the use of Information and Communication Technologies in literacy, triggering new ways to develop reading and writing skills at school. The literacy process is not to a mere decoding or memorization, but to provide conditions for the child to understand the functioning of the alphabetic system and interpret proficiently historical, scientific and technological elements, in the oral and written levels. The application of new methods available to facilitate the learning leads to a permanent theoretical and methodological review, proposing evident challenges. In order to analyze the viability of the using of Information and Communication Technologies in the literacy process, qualitative and quantitative research was conducted with teachers of municipal literacy cycle of Sapucaia do Sul, through questionnaires and on-site observation of pedagogical practices developed in the Computer Labs (LABIN) from two schools, located in the municipality, resulting in a brief report. A detailed analysis of the responses leads to the conclusion that we need to consolidate the use of ICTs in school routine, especially in literacy cycles. We seek in this way to obtain data that reveal how information and communication technologies are used by teachers in their pedagogical practice, pointing out new paths and possibilities for teaching practices in literacy cycle. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License