Erechim, processo e projeto : relações estruturais entre traçado viário e desenvolvimento urbano
dc.contributor.advisor | Krafta, Rômulo Celso | pt_BR |
dc.contributor.author | Aver, Ivana Karine | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-07-19T04:12:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/13397 | pt_BR |
dc.description.abstract | A temática escolhida para este estudo concentra-se nas relações espaciais e temporais supostamente existentes entre o desenho original de uma cidade e seu desenvolvimento a partir dele. Foi escolhida como estudo de caso a cidade de Erechim, ao norte do Rio Grande do Sul, com traçado viário projetado e que se diferencia das tradicionais cidades luso-brasileiras por apresentar vias diagonais sobrepostas ao traçado em grelha. O estudo foi viabilizado pela aplicação de modelos configuracionais urbanos à cidade, possibilitando a análise das características do seu projeto inicial e sua evolução ao longo de noventa anos, tomada em cinco momentos históricos. O resultado dos cálculos da acessibilidade e centralidade permitiu verificar que, dependendo do momento, o previsto/acontecido vai ao encontro das teorias de Hillier (1993), Krafta (1994) e/ou Polidori (2004), as quais se referem às relações entre traçado viário e desenho urbano. Também foi possível analisar se a cidade seguiu, nos anos subseqüentes à implantação do seu projeto inicial, o padrão imaginado pelo seu idealizador. | pt_BR |
dc.description.abstract | The chosen subject for this study focuses on the spatial and temporal relationships between the supposedly original design of a city and its development starting from it. Erechim city, on north of Rio Grande do Sul, was chosen as case of this present study due its designed road layout, which differs from the traditional Brazilian- Portuguese cities by presenting ways to track overlapping diagonals chess. The study was possible by means of the configurational models application to the city, allowing its original design characteristics analysis and its evolution over ninety years, taken in five historic moments. The accessibility and centrality calculations results allowed verifying that the planned/happened meets the Hillier (1993), Krafta (1994) and/or Polidori (2004) theories, which ones refer to relations between track road and urban design, according to the moment. It was also possible to analyze if the city followed its creator imagined pattern in subsequent years to the deployment of its initial project. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Urban planning | en |
dc.subject | Configuração urbana | pt_BR |
dc.subject | Configuração espacial | pt_BR |
dc.subject | Urban configurational studies | en |
dc.subject | Desenho urbano | pt_BR |
dc.subject | Configurational models | en |
dc.subject | Morfologia urbana | pt_BR |
dc.subject | Cidades : Erechim (RS) | pt_BR |
dc.subject | Modelos espaciais | pt_BR |
dc.subject | Modelagem urbana | pt_BR |
dc.title | Erechim, processo e projeto : relações estruturais entre traçado viário e desenvolvimento urbano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000643954 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Ciências Sociais Aplicadas (6071)