Panorama da utilização das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional de Bento Gonçalves
dc.contributor.advisor | Brackmann, Christian Puhlmann | pt_BR |
dc.contributor.author | Grzeça, Francielle Carla | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T02:06:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133924 | pt_BR |
dc.description.abstract | Um cidadão contemporâneo tem de ter domínio do uso de diversos instrumentos tecnológicos, como computador e celular. Desenvolver estas habilidades na escola poderá tornar o adolescente autônomo, capaz de acompanhar as inovações provenientes do mundo moderno. Todavia, sabe-se que nem sempre estas habilidades são desenvolvidas com êxito. Desta forma, nos coube questionar por quais motivos as tecnologias da informação e comunicação não são utilizadas de forma a atender as reais necessidades dos jovens. A descoberta e a variabilidade destes fatores é que nos levaram a realização desta pesquisa. Sendo assim, este trabalho traçou um panorama do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas de Bento Gonçalves, verificando sua contribuição na aprendizagem dos educandos e identificando os desafios e consequências decorrentes para o ensino. Foram abordadas temáticas relacionadas aos instrumentos e métodos utilizados, infraestrutura disponibilizada pelos estabelecimentos de ensino, assim como a qualificação docente. Com a finalidade de levantar dados estatísticos e visualizar o problema em campo, elaborou-se um questionário padrão direcionado aos docentes, buscando investigar a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas educativas. Os dados obtidos através deste resultados quantitativos foram apresentados em forma de gráficos e tabelas. Também foi proposto neste estudo uma pesquisa qualitativa com base nos referencias teóricos da área, o que contribuiu no processo de elaboração das hipóteses que foram confrontadas com os resultados quantitativos encontrados. Os resultados demostraram não somente os empecilhos decorrentes da falta de infraestrutura, mas também algumas possibilidades existentes quando há pré-disposição docente ao trabalhar com as ferramentas tecnológicas, podendo levar os leitores, sejam eles docentes ou estudantes de licenciatura, a repensar suas práticas educativas. | pt_BR |
dc.description.abstract | A contemporary citizen has to hold dominion over the use of many technological instruments, such as computer and cell phone. To devolop these habilities at school can turn the adolescent into an independent person, able to follow the innovations comming from the modern world. We know that these habilities are not always successfully developed, however. In this way, it is up to us to question for what reasons the communication and technology information are not being used in a way to meet the young people’s real needs. The discovery and variablility of these factors led us to conduct this research. Therefore, this work is going to draw a picture of the use of communication and technology information at Bento Gonçalves schools, verifying its contribuition in the student’s learning process and identifying the arising challenges and concequences to teaching. Topics related to the instruments and methods used, available infrastructure at schools, as well as the teacher’s qualification are going to be addressed. With the aim to bring up statistic data, and visualise the problem in field, it was elaborated a standard questonnaire directed to the teachers, seeking to investigate the presence of communication and technology information in the educational practices. The data obtained from the quantitative results are going to be presented in graphics and tables. It is also proposed in this study a qualitative research based on the area theoretical referentials, that is going to contribute in the elaboration process of hypothesis that will be confonted with the found qualitative results. The results not only demonstrated the obstacles from the lack of infrastructure, but also some existent possibilities when there are teaching predispositions to work with technological tools, leading the readers, teachers or undergraduate students, to rethink their educative practices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | CTI | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Media | en |
dc.subject | Bento Gonçalves (RS) | pt_BR |
dc.title | Panorama da utilização das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional de Bento Gonçalves | pt_BR |
dc.title.alternative | An overview of utilization of communication and information technologies in the educational context in Bento Gonçalves | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000980202 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Serafina Corrêa, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)