O ensino dos poliedros em séries finais do Ensino Fundamental : uma experiência com mídia digital
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo central a elaboração, implementação e reflexão sobre uma experiência didática denominada “o ensino de poliedros em séries finais do ensino fundamental”. Trata de uma investigação sobre possíveis contribuições de mídias digitais como mediadora no processo de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos, nas séries finais do ensino fundamental, temas que muitos estudantes desconhecem ou em que apresentam dificuldades, quando da resolução de problemas do cotidiano. O ...
Este trabalho tem como objetivo central a elaboração, implementação e reflexão sobre uma experiência didática denominada “o ensino de poliedros em séries finais do ensino fundamental”. Trata de uma investigação sobre possíveis contribuições de mídias digitais como mediadora no processo de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos, nas séries finais do ensino fundamental, temas que muitos estudantes desconhecem ou em que apresentam dificuldades, quando da resolução de problemas do cotidiano. O trabalho – elaboração, implementação e avaliação – desenvolveu-se com inspiração nas etapas da Engenharia Didática. O texto apresenta análises prévias para descrever o ensino usual de geometria no nível fundamental, recursos didáticos utilizados, um estudo sobre elementos da geometria espacial e plana, e a experiência didática desenvolvida. ...
Abstract
The following article purpose refers to preparation, implementation and thinking challenge about didactic experience hereby named as: Polyhedra teaching in elementary higher grades. It is a research in a digital content field working as a intermediary on the learning process about solid geometry, applied to students that are unaware or present diversified issues as it's everyday hindrance may occurs. The design, implementation and evaluation was developed and inspired following the Didactic Eng ...
The following article purpose refers to preparation, implementation and thinking challenge about didactic experience hereby named as: Polyhedra teaching in elementary higher grades. It is a research in a digital content field working as a intermediary on the learning process about solid geometry, applied to students that are unaware or present diversified issues as it's everyday hindrance may occurs. The design, implementation and evaluation was developed and inspired following the Didactic Engineering concept stages. This paper presents analysis regarding the geometric teaching in elementary higher grades, it's didactic resources. A study of the geometry of the elements spatial and flat, and the developed teaching experience. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License