Tecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aula
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Especialización
Otro título
Technology in education : the use of digital video in the classroom
Materia
Resumo
Este trabalho teve como foco a utilização do vídeo em sala de aula por professores de uma Escola Municipal em Sapucaia do Sul/RS. A utilização do vídeo em sala de aula pode tornar o ensino e a aprendizagem mais interessantes, pois a linguagem audiovisual cativa o aluno com as imagens e com os sons, aproximando-o também da realidade que está sendo mostrada. Para responder aos objetivos da investigação a metodologia adotada foi qualitativa, método que permite compreender aspectos subjetivos dos s ...
Este trabalho teve como foco a utilização do vídeo em sala de aula por professores de uma Escola Municipal em Sapucaia do Sul/RS. A utilização do vídeo em sala de aula pode tornar o ensino e a aprendizagem mais interessantes, pois a linguagem audiovisual cativa o aluno com as imagens e com os sons, aproximando-o também da realidade que está sendo mostrada. Para responder aos objetivos da investigação a metodologia adotada foi qualitativa, método que permite compreender aspectos subjetivos dos sujeitos participantes da pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário aplicado com dez professores convidados a participar da pesquisa de uma Escola Municipal de Sapucaia do Sul/RS. A análise e discussão dos dados obtidos mostraram que os professores participantes utilizavam o audiovisual em suas aulas para promover a sensibilização dos alunos, ou seja, para introduzir um assunto ou conteúdo a ser trabalhado. Com relação aos formatos que mais foram utilizados os participantes indicaram o DVD e o vídeo digital, apontando que existe o uso das tecnologias digitais, em especial o vídeo, pelos professores. A utilização das mídias em sala de aula se torna uma necessidade no momento atual da sociedade, uma vez que ela está presente no cotidiano, fazendo parte da vida dos alunos. ...
Abstract
This work focused on the use of video in the classroom by teachers from a public school in Sapucaia do Sul / RS. The use of video in the classroom can make teaching and learning more interesting because the audiovisual language captivates students with the images and sounds, also approaching the reality that is being shown. To meet the research objectives of the adopted methodology was qualitative method that allows us to understand subjective aspects of the subjects participating in the resear ...
This work focused on the use of video in the classroom by teachers from a public school in Sapucaia do Sul / RS. The use of video in the classroom can make teaching and learning more interesting because the audiovisual language captivates students with the images and sounds, also approaching the reality that is being shown. To meet the research objectives of the adopted methodology was qualitative method that allows us to understand subjective aspects of the subjects participating in the research. For data collection was used questionnaire with ten teachers invited to participate in the research of a Municipal School of Sapucaia do Sul / RS. The analysis and discussion of the data showed that participating teachers were using audiovisual in their classes to promote awareness of students, namely to introduce a subject or content to be worked. Regarding the formats that were used more participants indicated the DVD and digital video, pointing out that there is the use of digital technologies, especially video, by teachers. The use of media in the classroom becomes a necessity in contemporary society, since it is present in daily life, as part of students' lives. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License