Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Taiane Foratipt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:06:17Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133882pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como foco a utilização do vídeo em sala de aula por professores de uma Escola Municipal em Sapucaia do Sul/RS. A utilização do vídeo em sala de aula pode tornar o ensino e a aprendizagem mais interessantes, pois a linguagem audiovisual cativa o aluno com as imagens e com os sons, aproximando-o também da realidade que está sendo mostrada. Para responder aos objetivos da investigação a metodologia adotada foi qualitativa, método que permite compreender aspectos subjetivos dos sujeitos participantes da pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário aplicado com dez professores convidados a participar da pesquisa de uma Escola Municipal de Sapucaia do Sul/RS. A análise e discussão dos dados obtidos mostraram que os professores participantes utilizavam o audiovisual em suas aulas para promover a sensibilização dos alunos, ou seja, para introduzir um assunto ou conteúdo a ser trabalhado. Com relação aos formatos que mais foram utilizados os participantes indicaram o DVD e o vídeo digital, apontando que existe o uso das tecnologias digitais, em especial o vídeo, pelos professores. A utilização das mídias em sala de aula se torna uma necessidade no momento atual da sociedade, uma vez que ela está presente no cotidiano, fazendo parte da vida dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis work focused on the use of video in the classroom by teachers from a public school in Sapucaia do Sul / RS. The use of video in the classroom can make teaching and learning more interesting because the audiovisual language captivates students with the images and sounds, also approaching the reality that is being shown. To meet the research objectives of the adopted methodology was qualitative method that allows us to understand subjective aspects of the subjects participating in the research. For data collection was used questionnaire with ten teachers invited to participate in the research of a Municipal School of Sapucaia do Sul / RS. The analysis and discussion of the data showed that participating teachers were using audiovisual in their classes to promote awareness of students, namely to introduce a subject or content to be worked. Regarding the formats that were used more participants indicated the DVD and digital video, pointing out that there is the use of digital technologies, especially video, by teachers. The use of media in the classroom becomes a necessity in contemporary society, since it is present in daily life, as part of students' lives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectVideo media in the classroomen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleTecnologia na educação : o uso do vídeo digital em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeTechnology in education : the use of digital video in the classroomen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982362pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples