Bullying e cyberbullying : estratégias de prevenção e intervenção no ambiente escolar pelo olhar dos professores
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho teve como ponto de partida o propósito de refletir sobre a temática bullying e cyberbullying no ambiente escolar, a partir da verificação das concepções dos professores a respeito deste fenômeno e da demonstração das relações entre a compreensão que os professores têm acerca desse tipo de violência e possíveis alternativas para combatê-lo. Consideramos que o papel do professor se enquadre na organização de debates a respeito do bullying e cyberbullying tanto nas salas de aulas, qu ...
Este trabalho teve como ponto de partida o propósito de refletir sobre a temática bullying e cyberbullying no ambiente escolar, a partir da verificação das concepções dos professores a respeito deste fenômeno e da demonstração das relações entre a compreensão que os professores têm acerca desse tipo de violência e possíveis alternativas para combatê-lo. Consideramos que o papel do professor se enquadre na organização de debates a respeito do bullying e cyberbullying tanto nas salas de aulas, quanto na escola. Os procedimentos metodológicos utilizados para a pesquisa foram estudos do referencial teórico, aplicações de questionários à professores de uma escola da rede pública municipal, localizada na cidade de Guaporé - RS. A análise de dados foi realizada por meio de uma comparação das respostas dos questionários, ressaltando as principais percepções de cada um dos professores a respeito do assunto. Com esses dados percebe-se que os profissionais da educação não estão preparados para enfrentar os casos de bullying e cyberbullying que ocorrem nas instituições escolares. Com isso observou-se que esse assunto é pouco valorizado entre os professores, os quais não possuem um conhecimento aprofundado dos males que esta prática pode gerar nos alunos envolvidos, tanto no âmbito emocional e psicológico como na aprendizagem. A falta de diálogo entre professor e aluno, entre os pais e seus filhos, e também a falta de uma maior aproximação que há entre a escola e as famílias, dificulta a resolução desses problemas. Porém, embora para a maioria dos professores o bullying seja visto como um problema, o cyberbullying ainda não é. Segundo os entrevistados o bullying virtual não está acontecendo entre os alunos da escola, ou, quando aconteceu, foi de forma esporádica e pontual. É curiosa essa percepção, já que todos eles relataram que os alunos estão cada vez mais conectados, usam a internet nos seus celulares, embora haja coibição do uso na escola, já que é proibido por lei. Ao que tudo indica, na visão dos professores o bullying fica restrito ao ambiente offline, embora eles tenham descrito a relação dos jovens com a internet como intensa e até patológica. Essas questões precisam ser discutidas seriamente na escola, que deve reconhecer a existência do bullying e do cyberbullying, não apenas dentro do ambiente escolar como para além de seus espaços, e criar estratégias de intervenção e prevenção eficazes, envolvendo alunos e seus pais, no combate a violência. ...
Abstract
This work had as its starting point the purpose of reflecting on the theme bullying and cyberbullying in the school environment, from the verification of teachers' conceptions about this phenomenon and demonstration of the relationship between the understanding that teachers have about this kind of violence and possible alternatives to combat it. We believe that the teacher's role fits in organizing discussions about bullying and cyberbullying both in the classroom, and at school. The methodolo ...
This work had as its starting point the purpose of reflecting on the theme bullying and cyberbullying in the school environment, from the verification of teachers' conceptions about this phenomenon and demonstration of the relationship between the understanding that teachers have about this kind of violence and possible alternatives to combat it. We believe that the teacher's role fits in organizing discussions about bullying and cyberbullying both in the classroom, and at school. The methodological procedures used for research studies were the theoretical framework, application of questionnaires to teachers of a municipal public school, located in Guaporé - RS. Data analysis was performed by means of a comparison of questionnaire responses, highlighting the main perceptions of each teacher on the subject. With this data it is clear that education professionals are unprepared to deal with cases of bullying and cyberbullying that occur in schools. Thus it was observed that the issue is little valued among teachers, who do not have a thorough understanding of the evils that this practice can generate in students involved in both the emotional and psychological context as learning. The lack of dialogue between teacher and student, between parents and their children, and also the lack of a closer relationship that exists between the school and families, makes it difficult to solve these problems. However, although for most bullying teachers be seen as a problem, is not cyberbullying. According to the respondents virtual bullying is not happening among school students, or when it happened, was sporadic and timely manner. It is curious that perception, since they all reported that students are increasingly connected, use the internet on their phones, although there restraint use in school, since it is prohibited by law. Apparently, in the view of teachers bullying is restricted to offline environment, although they described the relationship of young people with the Internet as intense and even pathological. These issues need to be seriously discussed at school, you should recognize the existence of bullying and cyberbullying, not only within the school environment as apart of its spaces, and create effective intervention and prevention strategies, involving students and parents in the fight the violence. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License