Ensino e aprendizagem mediados pelas TIC : possibilidades e impasses nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A tecnologia de informação e comunicação (TIC) chega à escola revelando desafios e tensionamentos no processo de ensino e aprendizagem, tornando esse processo mais significativo e desafiador para o aluno e o professor. Porém, tornam-se necessárias mudanças nas formas de ensinar e aprender, desvelando que o professor precisa permitir-se incorporar por essas mudanças e tecnologias, favorecendo o aprender e o ensinar através do uso dessas últimas. Neste processo de junção das tecnologias à escola, ...
A tecnologia de informação e comunicação (TIC) chega à escola revelando desafios e tensionamentos no processo de ensino e aprendizagem, tornando esse processo mais significativo e desafiador para o aluno e o professor. Porém, tornam-se necessárias mudanças nas formas de ensinar e aprender, desvelando que o professor precisa permitir-se incorporar por essas mudanças e tecnologias, favorecendo o aprender e o ensinar através do uso dessas últimas. Neste processo de junção das tecnologias à escola, o aluno e o professor aprendem a lidar com a diversidade, a amplitude e a velocidade de acesso à informação e à comunicação tecnológica, resultando em novas possibilidades de comunicabilidade e relação, que resultam, por sua vez, em novas formas de aprender, ensinar, construir e mediar o conhecimento. Partindo dessa compreensão, coube a essa investigação identificar e analisar as modificações substanciais nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem / ocorreram através da utilização das TIC. Contextualizando o uso das tecnologias móveis e aplicativos que professores utilizam em suas práticas e como se dá o processo de ensino e aprendizagem em escolas participantes e não participantes de programa de inclusão digital. Mesmo não possuindo programa de inclusão digital, foi percebido que a sociedade está inserida na escola por meio das tecnologias de informação e comunicação, tornando as escolas um lugar de vivências, partilhas e experiências. Como metodologia de investigação e análise dos dados, utilizou-se a etnografia, que pressupõe uma análise e um acompanhamento de processos concretos. E para a produção dos dados utilizaram-se, como instrumento, questionários que foram respondidos por professores de escolas participantes e não-participantes de projeto de Inclusão Digital, sobre suas práticas. Conclui-se que não basta instrumentalizar as escolas com as TIC se não for proposta uma nova forma de ensinar e aprender mediados por essas tecnologias e ainda provocar discussões concernentes a esses temas para que alunos, professores e gestores cresçam juntos nessa sociedade tecnologizada emergente. ...
Abstract
Information and communication technology (ICT) arrives at school revealing challenges and tensions in the process of teaching and learning, making this process more meaningful and challenging for the student and the teacher. However, become necessary changes in the forms of teaching and learning, revealing that the teacher must allow yourself to incorporate by these changes and technologies, promoting learning and teaching with technology. In the process of junction technologies to school, the ...
Information and communication technology (ICT) arrives at school revealing challenges and tensions in the process of teaching and learning, making this process more meaningful and challenging for the student and the teacher. However, become necessary changes in the forms of teaching and learning, revealing that the teacher must allow yourself to incorporate by these changes and technologies, promoting learning and teaching with technology. In the process of junction technologies to school, the student and the teacher learn to deal with diversity, breadth and speed of access to information and communication technology, resulting in new possibilities of communicability and relationship, which results new ways of learning, teach, build and mediate knowledge. From this understanding it fell to this investigation identify and analyze the substantial changes in teaching and learning processes that occur / occurred using ICT. Contextualizing the use of mobile technologies and applications that teachers use in their practices and how is the process of teaching and learning in participants and non-participants of digital inclusion program schools. Even without digital inclusion program, it was perceived that the society is inserted in school through information and communication technologies making the school like a place of experience and sharing. As data research and analysis methodology, we used ethnography, which involves an analysis and monitoring of concrete processes. Moreover, for the production of data was used as an instrument questionnaires answered by teachers in participating schools and non-participants of digital inclusion project, they answered about their practices. Therefore it is not enough the school has many technologies with ICT if it doesn’t propose a new way of teaching and learning mediated by these technologies and even provoke discussion concerning these issues so that students, teachers and administrators grow together in this emerging technologized society. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License