Inserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola pública
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo trata sobre a inserção do Letramento Digital no cotidiano escolar de uma escola pública. Tem como objetivo analisar a metodologia utilizada e quais softwares estão sendo trabalhados pelos professores no Laboratório de Informática desta escola e se este uso está efetivando o Letramento Digital. A metodologia usada foi a abordagem quanti-qualitativa com procedimento em estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de observações e de questionários para os professores e al ...
O presente estudo trata sobre a inserção do Letramento Digital no cotidiano escolar de uma escola pública. Tem como objetivo analisar a metodologia utilizada e quais softwares estão sendo trabalhados pelos professores no Laboratório de Informática desta escola e se este uso está efetivando o Letramento Digital. A metodologia usada foi a abordagem quanti-qualitativa com procedimento em estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de observações e de questionários para os professores e alunos do ensino fundamental desta escola de Montenegro (RS). Dentre os principais achados do estudo podemos destacar a utilização do método instrucionista no Laboratório de Informática e o desconhecimento do conceito de Letramento Digital pelos professores. ...
Abstract
The present study deals with the insertion of Digital Literacy in everyday school life at a public school. It aims to analyze the methodology used and what softwares have been worked with by the teachers in the Computer Lab of this school, and if such use is effecting the Digital Literacy. The methodology used was the quantitative and qualitative approach with a case study and data collection done through observations and questionnaires for teachers and students of the elementary Education of t ...
The present study deals with the insertion of Digital Literacy in everyday school life at a public school. It aims to analyze the methodology used and what softwares have been worked with by the teachers in the Computer Lab of this school, and if such use is effecting the Digital Literacy. The methodology used was the quantitative and qualitative approach with a case study and data collection done through observations and questionnaires for teachers and students of the elementary Education of this school of Montenegro (RS). Within the main findings of the study, we can highlight the use of the instructional method in the Computer Lab and the unawareness of the concept of Digital Literacy by the teachers. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License