Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Martha Barcellospt_BR
dc.contributor.authorSarmento, Paula Tatiane de Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:05:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133830pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo trata sobre a inserção do Letramento Digital no cotidiano escolar de uma escola pública. Tem como objetivo analisar a metodologia utilizada e quais softwares estão sendo trabalhados pelos professores no Laboratório de Informática desta escola e se este uso está efetivando o Letramento Digital. A metodologia usada foi a abordagem quanti-qualitativa com procedimento em estudo de caso e a coleta de dados foi feita através de observações e de questionários para os professores e alunos do ensino fundamental desta escola de Montenegro (RS). Dentre os principais achados do estudo podemos destacar a utilização do método instrucionista no Laboratório de Informática e o desconhecimento do conceito de Letramento Digital pelos professores.pt_BR
dc.description.abstractThe present study deals with the insertion of Digital Literacy in everyday school life at a public school. It aims to analyze the methodology used and what softwares have been worked with by the teachers in the Computer Lab of this school, and if such use is effecting the Digital Literacy. The methodology used was the quantitative and qualitative approach with a case study and data collection done through observations and questionnaires for teachers and students of the elementary Education of this school of Montenegro (RS). Within the main findings of the study, we can highlight the use of the instructional method in the Computer Lab and the unawareness of the concept of Digital Literacy by the teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital literacyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectCase studyen
dc.subjectICTen
dc.subjectLaboratório de informáticapt_BR
dc.subjectLab computeren
dc.titleInserção ao letramento digital : aspectos sociais e metodológicos em uma escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982082pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples