Uma introdução ao estudo de anéis e corpos
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho destina-se a ser um resumo mínimo dos conceitos de anel e corpo – com os exemplos habituais (inteiros, racionais, reais, polinômios e matrizes) – e uma aplicação de uma atividade para estudantes do ensino médio com habilidade em matemática. Para esse fim, colocamos uma breve nota histórica, procurando responder a pergunta "Por que se definiu e se estudou as estruturas algébricas de anel e corpo?" ou ainda " definição e estudo das estruturas algébricas se referem a qual experiência ...
Este trabalho destina-se a ser um resumo mínimo dos conceitos de anel e corpo – com os exemplos habituais (inteiros, racionais, reais, polinômios e matrizes) – e uma aplicação de uma atividade para estudantes do ensino médio com habilidade em matemática. Para esse fim, colocamos uma breve nota histórica, procurando responder a pergunta "Por que se definiu e se estudou as estruturas algébricas de anel e corpo?" ou ainda " definição e estudo das estruturas algébricas se referem a qual experiência humana real?". Acrescentamos também uma nota filosófica para embasar os comentários sobre a aplicação da atividade. Essa nota é um resumo dos textos que temos lido do filósofo Mário Ferreira dos Santos. Não se trata de uma discussão, mas apenas um resumo da visão do autor. ...
Abstract
This work is intended to be a minimum summary of ring and field concepts - with the usual examples (integers, rational and real numbers, polynomials and matrices ) - and applying an activity for high school students with math ability. To this purpose, we put a brief historical note, seeking an answer to the question "Why are defined and studied the structures of rings and fields?" or "The definition and study of algebraic structures refer to which real human experience?". Also added a philosoph ...
This work is intended to be a minimum summary of ring and field concepts - with the usual examples (integers, rational and real numbers, polynomials and matrices ) - and applying an activity for high school students with math ability. To this purpose, we put a brief historical note, seeking an answer to the question "Why are defined and studied the structures of rings and fields?" or "The definition and study of algebraic structures refer to which real human experience?". Also added a philosophical note to support the comments on the application of the activity .This note is a summary of the texts that we have read from the philosopher Mário Ferreira dos Santos .This is not a discussion, but only a summary of the author's view. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License