Permanência de estudantes idosos da EJA : por uma educação ao longo da vida

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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho identifica e analisa fatores que contribuem para a permanência de estudantes idosos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Porto Alegre. Nesta pesquisa são abordadas concepções acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas voltadas à EJA na perspectiva da função permanente ou qualificadora. O aporte teórico utilizado, traz alguns autores, dentre eles: Osmar Fávero (2009); Alceu Ferraro (2009); Moacir Gadotti (2003; 2011); Paulo Freire (2001); M ...
O trabalho identifica e analisa fatores que contribuem para a permanência de estudantes idosos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Porto Alegre. Nesta pesquisa são abordadas concepções acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas voltadas à EJA na perspectiva da função permanente ou qualificadora. O aporte teórico utilizado, traz alguns autores, dentre eles: Osmar Fávero (2009); Alceu Ferraro (2009); Moacir Gadotti (2003; 2011); Paulo Freire (2001); Miguel Arroyo (2000; 2005); Inês Barbosa de Oliveira (2005; 2007); Juarez Dayrell (1996); Paulo Carrano (2007); Marta Kohl de Oliveira (2001); Magda Soares (2014). Trata-se de um estudo qualitativo, configurado como estudo de caso. A construção dos dados empíricos deu-se através da realização de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes idosos da EJA do Centro Municipal de Educação do Trabalhador (CMET) Paulo Freire. A perspectiva de análise reflexiva das entrevistas (Szymsnski, 2002) orientou o tratamento dos dados. As falas dos entrevistados apontam para estrutura curricular diversificada abordada pela instituição de ensino, vontade de aprender, sentimento de pertencimento e relações sociais, com docentes e discentes como fatores importantes para sua permanência na instituição. Nos casos em que os sujeitos idosos frequentam totalidades mais avançadas, há reclamações acerca da juventude. A partir da apreciação dos dados, há indícios de que os fatores mencionados para a permanência dos estudantes idosos no CMET Paulo Freire estejam relacionados com seus entendimentos da EJA e organização curricular, além da grande relevância das trocas sociais que são proporcionadas naquele espaço. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1440)
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