Representações de alunos da educação infantil sobre o professor
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tematiza narrativas produzidas por crianças da Educação Infantil acerca de representações que elas têm sobre o professor, qual o seu lugar e papel. O objetivo foi compreender quais representações que alunos de uma turma do Jardim B. atribuem ao professor. Para compor a fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa, foram utilizados autores como: Freud (1914), Winnicott (1971), Dornelles (1998), Snyders (1993), Kupfer (1992), Bruner (1991), Polli (2001), dentre outros. É ...
O presente trabalho tematiza narrativas produzidas por crianças da Educação Infantil acerca de representações que elas têm sobre o professor, qual o seu lugar e papel. O objetivo foi compreender quais representações que alunos de uma turma do Jardim B. atribuem ao professor. Para compor a fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa, foram utilizados autores como: Freud (1914), Winnicott (1971), Dornelles (1998), Snyders (1993), Kupfer (1992), Bruner (1991), Polli (2001), dentre outros. É uma pesquisa de caráter qualitativo, como instrumentos de coleta de dados utilizou-se observação, desenho temático e entrevistas semi-estruturadas. Por meio dos cruzamentos dessas fontes definiram-se três categorias de análise, a saber: como o professor ensina; posição do professor; e, a relação professor-aluno. Os resultados apontam que as representações que os alunos apresentam sobre o professor estão ligadas a maneira lúdica ao qual os mesmos ensinam e participam com seus alunos, na relação de transferência que o aluno estabelece com o professor. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1370)
Este item está licenciado na Creative Commons License