Show simple item record

dc.contributor.advisorGrohs, Glaucia Helena Mottapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Luana Silva dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-10T02:05:42Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133628pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tematiza narrativas produzidas por crianças da Educação Infantil acerca de representações que elas têm sobre o professor, qual o seu lugar e papel. O objetivo foi compreender quais representações que alunos de uma turma do Jardim B. atribuem ao professor. Para compor a fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa, foram utilizados autores como: Freud (1914), Winnicott (1971), Dornelles (1998), Snyders (1993), Kupfer (1992), Bruner (1991), Polli (2001), dentre outros. É uma pesquisa de caráter qualitativo, como instrumentos de coleta de dados utilizou-se observação, desenho temático e entrevistas semi-estruturadas. Por meio dos cruzamentos dessas fontes definiram-se três categorias de análise, a saber: como o professor ensina; posição do professor; e, a relação professor-aluno. Os resultados apontam que as representações que os alunos apresentam sobre o professor estão ligadas a maneira lúdica ao qual os mesmos ensinam e participam com seus alunos, na relação de transferência que o aluno estabelece com o professor.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleRepresentações de alunos da educação infantil sobre o professorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985161pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record