Complexidade de olhares na educação infantil : perspectivas de educadoras sobre a docência compartilhada
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo de abordagem qualitativa trata-se de um estudo de caso de cunho etnográfico cujo objetivo foi problematizar e refletir sobre as concepções de educadoras da Educação Infantil sobre a docência compartilhada dentro da sala de aula. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Hugo Otto Beyer, para caracterizar o cenário do qual surge a ideia de “Bidocência”, Clarice Traversini, que contextualiza o Projeto de Docência Compartilhada adotado por algumas escolas regulares de ...
O presente estudo de abordagem qualitativa trata-se de um estudo de caso de cunho etnográfico cujo objetivo foi problematizar e refletir sobre as concepções de educadoras da Educação Infantil sobre a docência compartilhada dentro da sala de aula. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Hugo Otto Beyer, para caracterizar o cenário do qual surge a ideia de “Bidocência”, Clarice Traversini, que contextualiza o Projeto de Docência Compartilhada adotado por algumas escolas regulares de Ensino Fundamental do município de Porto Alegre, trazendo importantes reflexões acerca da temática da docência compartilhada, e António Nóvoa, para abordar a importância do processo de docência compartilhada para formação de professores. As ferramentas utilizadas neste estudo consistem nas narrativas docentes, observações diretas e análises de oito questionários aplicados com educadoras de uma instituição pública de Educação Infantil situada na zona central de Porto Alegre. As análises evidenciam que as educadoras concebem a prática da docência compartilhada como uma prática enriquecedora de trocas de conhecimento, porém nem sempre viável, considerando as divergências de opiniões docentes um dos principais fatores que podem enfraquecer a prática. Os resultados apontam a necessidade de formações docentes que contemplem mais a temática da docência compartilhada. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License