Complexidade de olhares na educação infantil : perspectivas de educadoras sobre a docência compartilhada
dc.contributor.advisor | Marques, Tânia Beatriz Iwaszko | pt_BR |
dc.contributor.author | Dominguez, Karina Eleonora Popko | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T02:04:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133604 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo de abordagem qualitativa trata-se de um estudo de caso de cunho etnográfico cujo objetivo foi problematizar e refletir sobre as concepções de educadoras da Educação Infantil sobre a docência compartilhada dentro da sala de aula. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Hugo Otto Beyer, para caracterizar o cenário do qual surge a ideia de “Bidocência”, Clarice Traversini, que contextualiza o Projeto de Docência Compartilhada adotado por algumas escolas regulares de Ensino Fundamental do município de Porto Alegre, trazendo importantes reflexões acerca da temática da docência compartilhada, e António Nóvoa, para abordar a importância do processo de docência compartilhada para formação de professores. As ferramentas utilizadas neste estudo consistem nas narrativas docentes, observações diretas e análises de oito questionários aplicados com educadoras de uma instituição pública de Educação Infantil situada na zona central de Porto Alegre. As análises evidenciam que as educadoras concebem a prática da docência compartilhada como uma prática enriquecedora de trocas de conhecimento, porém nem sempre viável, considerando as divergências de opiniões docentes um dos principais fatores que podem enfraquecer a prática. Os resultados apontam a necessidade de formações docentes que contemplem mais a temática da docência compartilhada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Complexidade de olhares na educação infantil : perspectivas de educadoras sobre a docência compartilhada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985100 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)