Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Karine Vieira dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-10T02:04:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133603pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar e destacar de que forma o planejamento e a rotina pedagógica dos professores podem favorecer ou não o aprendizado de crianças que possuem diferentes ritmos de aprendizagem na Educação Infantil. O estudo foi desenvolvido em uma creche da zona leste de Porto Alegre, a partir de observações em uma turma de Maternal I, bem como por meio de entrevistas com três professoras titulares da turma; que possibilitaram buscar algumas pistas sobre de que forma podemos contemplar os diferentes ritmos de aprendizagem dentro da creche. Para compreender de que maneira são entendidos o planejamento e a rotina, utilizei como fonte teórica as professoras Luciana Ostetto e a professora Maria Carmen Barbosa, respectivamente. As análises apresentadas se dividem em duas categorias: “Respeitar o ritmo de cada um é essencial” e “As pequenas ações do fazer educativo”. A partir das categorias de análise destacadas, constatamos que o desafio de contemplar todos os ritmos de aprendizagem em um único planejamento e rotina é enorme, porém, com pequenas ações e diversificação de propostas dos professores e professoras, é possível criar um ambiente mais acolhedor para as diferentes formas de aprender.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleDiferentes ritmos de aprendizagem na educação infantil : desafios e possibilidades Porto Alegre 2º semestre 2015pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985091pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples