Educação ambiental em espaços não escolares : um olhar sensível e o diálogo de saberes populares em uma comunidade quilombola
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir sobre as formas de ensinar e aprender em um espaço não escolar: a associação comunitária de um quilombo urbano na cidade de Porto Alegre. As análises partem dos registros sistematizados em relatórios semanais das oficinas de artesanato, onde foram confeccionados sabonetes de ervas medicinais e sabão ecológico, realizadas em 2013 e 2014, por meio do projeto de extensão “Justiça com as próprias mãos”: manualidades e Direitos Huma ...
Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir sobre as formas de ensinar e aprender em um espaço não escolar: a associação comunitária de um quilombo urbano na cidade de Porto Alegre. As análises partem dos registros sistematizados em relatórios semanais das oficinas de artesanato, onde foram confeccionados sabonetes de ervas medicinais e sabão ecológico, realizadas em 2013 e 2014, por meio do projeto de extensão “Justiça com as próprias mãos”: manualidades e Direitos Humanos das Mulheres - intermediando a valorização das práticas artesanais e dos conhecimentos populares que circulavam por este grupo constituído por mulheres quilombolas. Neste trabalho de conclusão, a metodologia adotada foi a de análise de documentos, inspirada nas considerações de Figueiredo (2007). Como suporte para as análises, abordamos os seguintes conceitos: Educação popular e ambiental (REIGOTA, 1991; SORRENTINO, 2014), diálogo de saberes (LEFF, 2009), formação do sujeito ecológico (CARVALHO, 2012), educação popular em espaços não escolares (BRANDÃO, 2015; CUNHA, 2014), a fim de compreender os processos de ensinar e aprender, bem como ressaltar a valorização dos saberes e a reapropriação dos conhecimentos populares, neste caso, sobre ervas medicinais. Podemos dizer que os conhecimentos compartilhados com as mulheres quilombolas foram (re)afirmados no contato direto e duradouro, buscando o diálogo entre o saber popular e o acadêmico, significativa aprendizagem para professores em formação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1360)
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