Tema de casa : relações e sentidos estabelecidos pela tríade professor-aluno-família
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar as implicações da tríade professor – aluno – família com o tema de casa. Pretendeu-se compreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos envolvidos e as relações que se estabelecem, a partir da demanda do tema de casa. Para tanto, optou-se por uma ancoragem no campo das ciências sócio-históricas, dialogando com autores tais como Philippe Perrenoud, Philippe Meirieu, Tânia de Freitas Resende, Maria Eulina Pessoa de Carvalho. Com elementos ...
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar as implicações da tríade professor – aluno – família com o tema de casa. Pretendeu-se compreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos envolvidos e as relações que se estabelecem, a partir da demanda do tema de casa. Para tanto, optou-se por uma ancoragem no campo das ciências sócio-históricas, dialogando com autores tais como Philippe Perrenoud, Philippe Meirieu, Tânia de Freitas Resende, Maria Eulina Pessoa de Carvalho. Com elementos de um breve estudo de caso, de traços etnográficos, foi desenvolvida a pesquisa com seis representantes de cada grupo: professores, alunos e pais (ou responsáveis) das séries iniciais do Ensino Fundamental em um Colégio Público Federal da cidade de Porto Alegre - RS. A investigação dividiu-se em três eixos analíticos: professor, aluno e família. A partir daí, foram articuladores outros quatro subeixos: diálogo com a família, desenvolvimento da autonomia, luta contra o insucesso escolar e sobrecarga dos programas. Com vistas a problematizar estes elementos quando utilizados como objetivos estratégicos da escola para o envio do tema de casa, primeiramente são desenvolvidos estes quatro conceitos para, posteriormente, proceder-se à análise nos discursos dos três grupos. A partir daí, a pesquisa aponta para uma convergência na percepção do sentido do tema de casa na tríade envolvida, porém, estabelecida através de relações conflituosas, principalmente pela incapacidade de autonomia na resolução dos temas de casa por parte do aluno. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License