Fatores motivacionais no serviço público : estudo de caso em escolas estaduais do município de Serafina Corrêa
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar quais são os principais fatores motivacionais para os servidores que desempenham funções em escolas públicas estaduais do município de Serafina Corrêa. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, com a aplicação da entrevista estruturada como instrumento para a categorização dos fatores e posterior aplicação de um questionário. A amostra foi composta por quinze servidores na fase de aplicação da entrevista e trinta servidores que desempenha ...
O presente estudo teve como objetivo identificar quais são os principais fatores motivacionais para os servidores que desempenham funções em escolas públicas estaduais do município de Serafina Corrêa. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, com a aplicação da entrevista estruturada como instrumento para a categorização dos fatores e posterior aplicação de um questionário. A amostra foi composta por quinze servidores na fase de aplicação da entrevista e trinta servidores que desempenham suas funções nas escolas estudadas e que foram escolhidos aleatoriamente para responder ao questionário, para posterior análise de conteúdo. Os principais resultados consideram que os principais fatores são os que envolvem fatores motivacionais externos ao trabalho; relacionados à própria atividade; relacionados à organização e fatores motivacionais pessoais. Sendo que a importância maior foi relacionada aos fatores ligados à própria atividade, com o principal destaque para as atividades que exercem no momento e o retorno constante através do diálogo pelo superior, entendendo-se que assim os servidores sentem-se valorizados. Quanto à motivação de uma forma geral, os servidores atribuem ao reconhecimento, à relação que existe entre os superiores e colegas e também aos benefícios e incentivos oferecidos pelo estado. O principal resultado ficou por conta do amor que cada um sente pela profissão exercida, num misto de realização pessoal e reconhecimento/progresso dos alunos sempre destacando a importância e incentivo que a valorização tem para a motivação. ...
Abstract
This study aimed to identify what are the main motivating factors for servers that hold positions in public schools in the municipality of Serafina Corrêa. The methodology was qualitative research, with the implementation of structured interviews as a tool for categorizing factors and subsequent application of a questionnaire. The sample consisted of fifteen servers in the interview phase of implementation and 30 servers that perform their functions in the schools and were randomly chosen to an ...
This study aimed to identify what are the main motivating factors for servers that hold positions in public schools in the municipality of Serafina Corrêa. The methodology was qualitative research, with the implementation of structured interviews as a tool for categorizing factors and subsequent application of a questionnaire. The sample consisted of fifteen servers in the interview phase of implementation and 30 servers that perform their functions in the schools and were randomly chosen to answer the questionnaire for analysis of content. The main results argue that the main factors are those involving external motivational factors to work; related to the activity itself; related to the organization and personal motivational factors. And the highest importance was related to factors linked to the activity itself, with the main emphasis on the activities engaged at the time and the steady return through dialogue at top, on the understanding that the servers feel valued. As for motivation in general servers attach to recognition, the relationship between superiors and colleagues and also the benefits and incentives offered by the state. The main result was due to the love that each feels for the profession practiced in a mixture of personal fulfillment and recognition / student progress stressing the importance and encouragement that the recovery has to motivation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License