A formação acadêmica e a qualificação profissional dos gestores das escolas públicas estaduais localizadas no município de Cruz Alta/RS
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A finalidade ao realizar esta pesquisa foi traçar um perfil referente à formação profissional dos gestores das escolas públicas estaduais do município de Cruz Alta, no Estado do Rio Grande do Sul. Teóricos vêm levantando a questão pautada na forma de administrar escolas, e inserindo nesse contexto a figura do gestor escolar e a sua formação ou qualificação específica, analisando se há compatibilidade com o exercício das funções desempenhadas. As atribuições do cargo são administrar: gerenciar p ...
A finalidade ao realizar esta pesquisa foi traçar um perfil referente à formação profissional dos gestores das escolas públicas estaduais do município de Cruz Alta, no Estado do Rio Grande do Sul. Teóricos vêm levantando a questão pautada na forma de administrar escolas, e inserindo nesse contexto a figura do gestor escolar e a sua formação ou qualificação específica, analisando se há compatibilidade com o exercício das funções desempenhadas. As atribuições do cargo são administrar: gerenciar pessoas, gerir a verba pública destinada à manutenção, à preservação da escola e seu funcionamento, sendo que em relação à área pedagógica, as escolas dispõem de uma equipe específica. Os dados fornecidos pelo setor de Recursos Humanos da 9ª Coordenadoria Regional de Educação revelaram que a formação desses diretores é específica para a área pedagógica, atendendo ao Plano Nacional de Educação estruturado através de metas para suprir a Educação Básica. Os gestores são dirigidos ao cargo após as eleições realizadas na comunidade escolar, sendo os candidatos, membros do corpo docente ou servidores administrativos graduados em educação. Uma pesquisa documental no portal do Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica, que avalia a educação através da aplicação da Prova Brasil estabeleceu um parâmetro da qualidade de ensino prestada à comunidade escolar. A proposta deste estudo ao relacionar a formação do gestor da escola da rede pública aos resultados obtidos na avaliação de um órgão oficial da Educação é estabelecer um parâmetro para embasar as discussões visando à melhoria da Educação através da qualificação dos gestores públicos. ...
Abstract
The goal of this research was to make a profile referring to professional qualification of the state public schools principals in Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Theoretical are raising the point based on how to administrate schools, including in this context the figure of the public school manager and its specific graduation or qualification if there is the compatibility with the functions performed by the principal. The powers of the manager are to administrate, manage people, to manage the pub ...
The goal of this research was to make a profile referring to professional qualification of the state public schools principals in Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Theoretical are raising the point based on how to administrate schools, including in this context the figure of the public school manager and its specific graduation or qualification if there is the compatibility with the functions performed by the principal. The powers of the manager are to administrate, manage people, to manage the public money intended to the preserve the school and keep it working; on pedagogic area the schools have an specific structure. The research reveals trough the database given by the Human Resources from 9th regional coordination of education, that the graduation of the principals is specific to work on pedagogic, who are ruled by National Educational Plan made to accomplish the goals of Basic Education. The managers of public schools are positioned by election made in the school community, being all candidates members of the teaching board or public administrative servers graduated in any area of Education. The realization of a documental research on Institute of Development of Basic Education, which rates the education by the application of Brazil Test to line a quality parameter of the public education given to scholar community. The point of this study relating the public school manager graduation to the results is to establish a parameter to base the discussions wanting an education improvement by the qualification of public managers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License