Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.contributor.authorChaves, Luís Olavo Melopt_BR
dc.date.accessioned2015-12-19T02:40:25Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131256pt_BR
dc.description.abstractO desenho da sala de aula atravessa o tempo com uma estrutura, aparentemente, inabalável. Neste momento, no ambiente escolar,a presença dos homo zappiens percorrendo corredores, que não se pode correr, é uma possibilidade de redesenhar este lugar. Os estudos de Arquitetura Escolar que associam mais alegria, mais felicidade, mais prazer ao espaço escolar se restringem ao pátio, ao recreio, aos lugares que não a sala de aula. Mexer nesse desenho é mexer no cerne das definições conservadoras do que vem a ser Educação. Foi desenvolvido um estudo de caso, transversalizado pela presença de um computador por pessoa na escola, utilizando-se de ferramentas macroergonômicas, valendo-se da metodologia de Pesquisa Participante, com uma escuta respeitosa dos homo zappiens que encontramos. Foi defendida a participação dos usuários de sistemas, no seu desenho e no seu redesenho, como decisão de melhor técnica de desenho.pt_BR
dc.description.abstractThe design of the classroom through the time with a seemingly unshakeable structure. This time in the school environment the presence of homo zappiens traveling corridors, which not canrun, it's a chance to redesign this place. The Architectural studies for schools linking more joy, more happiness, more pleasure with school space restricted to the patio, to recreation, to places other than the classroom. Stir this design is tinkering at the heart of conservative definitions of what turns out to be education. It developed a case study, transversalizado by the presence of a computer person at school, making use of macroergonomics tools through participative research methodology, with respectful listening to the homo zappiens we found. System users of the participation was supported in its design and in its redesign, as decision best design technique.en
dc.description.abstractEl diseño de la sala de clases atraviesa el tiempo con una estructura aparentemiente inquebrantable. En este momiento en el ámbito escolar la presencia de homo zappienscorredores, no se puede ejecutar atravesando la posibilidad de rediseñar este lugar. Estudios de la ArquitecturaEscuelar que vinculan más alegría, más felicidad, más placer con el espacio de la escuela restringido al patio, a los lugares de recreo que el salón de clases. Revuelva este dibujo está tocando el corazón de la conservadora, que pasa a ser la configuración de la educación. Se desarrolló un estudio de caso, transversalizado por la presencia de una computadora por persona en la escuela, usando las herramientas macroergonômicas través de la metodología de investigación participativa, con la escucha respetuosa de homo zappiens que encontramos. Se ha defendido la participación de los usuarios del sistema en su dibujo y en su redibujo, como una mejor técnica de dibujo decisión.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlace of learningen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectHomo zappiensen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectVirtual distanceen
dc.subjectOLPCen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectTeacher-machine-child interactionen
dc.subjectLugar para aprenderes
dc.subjectHomo zappienses
dc.subjectDistancia virtuales
dc.subjectLa formación docentees
dc.subjectLa interacción profesor-máquina-hijoes
dc.titleUm lugar de aprender segundo alguns homo zappiens : uma contribuição da macroergonomia à educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coGuimaraes, Lia Buarque de Macedopt_BR
dc.identifier.nrb000980786pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples