Navegação Multidisciplinar por Assunto "Docentes"
Resultados 1-17 de 17
-
A construção da interdisciplinaridade a partir dos saberes docentes nas ciências naturais : a realidade de duas escolas públicas do norte do Rio Grande do Sul
(2015) [Dissertação]O Ensino Médio Politécnico trata-se de uma proposta de mudança curricular oriunda da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, sugerida frente à demanda de melhoras neste nível de ensino, que foi implantada no Estado a ... -
Da situação-limite agrotóxicos ao inédito-viável expresso pela agroecologia : compreensões e práticas de professores e estudantes de escolas do campo
(2023) [Tese]Progressivamente emergem sinais de que os alertas sobre a insustentabilidade socioambiental, do atual modelo civilizacional, estão se confirmando. O projeto de uma agricultura industrializada, o denominado modelo de ... -
O dispositivo de necrodocência e os modos de ser professor na contemporaneidade
(2023) [Tese]A docência, imbricada em uma racionalidade neoliberal, é atravessada por diferentes elementos, os quais podem ser compreendidos como práticas as quais, de diferentes maneiras, vão fabricando “modos de ser” professor e ... -
Docências infames : a existência de relâmpagos artísticos em meio ao humanismo pedagógico
(2022) [Tese]Esta pesquisa tem por objetivo analisar duas questões: 1. Uma que, a partir do dispositivo da existência humanista, pensa numa “Docência Humanista”, que quer salvar a todos ensinando "tudo a todos ao mesmo tempo" desde ... -
A educação ambiental crítica na formação inicial do professor de Química : um diagnóstico das universidades públicas do nordeste brasileiro
(2023) [Tese]No cenário de múltiplas tendências político-pedagógicas na Educação Ambiental – EA, das incertezas e fragilidades provocadas pela velocidade dos acontecimentos e indicadores de gravidade da crise socioambiental, questionamos: ... -
Especialização em Ensino de Ciências (C10) : traços de um programa público nacional
(2023) [Tese]Nesta pesquisa busca-se entender a dinâmica de funcionamento e os pressupostos que embasam o programa que operacionaliza a oferta do curso de Especialização de Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental, chamado ... -
O experienciar das práticas interdisciplinares na docência das Ciências da Natureza no ensino médio
(2024) [Tese]A presente pesquisa tem como objetivo central compreender como as práticas interdisciplinares são experienciadas pelos professores da área das Ciências da Natureza no Ensino Médio e a pergunta catalisadora foi: como os ... -
O “fazer diferente” na perspectiva de docentes de Matemática : efeitos da racionalidade neoliberal
(2023) [Dissertação]Esta dissertação é fruto de uma caminhada investigativa que se propôs a problematizar enunciações de professores de matemática sobre a incessante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Procurou-se ... -
A formação de professoras(es) pedagogas(os) e a ecologia de saberes
(2024) [Tese]Esta tese busca ampliar os debates sobre a diversidade epistemológica, refletindo sobre a produção do conhecimento na intersecção entre a universidade e os Movimentos Sociais do Campo, entendidos aqui como a interação entre ... -
Formação docente aplicada ao desenvolvimento de projetos transdisciplinares em nanobiotecnologia no ensino médio
(2024) [Tese]O Ministério da Educação, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos normativos, tem proposto reformas para aprimorar o sistema educacional brasileiro. Embora haja controvérsias em torno da BNCC, ... -
Histórias de vida de docentes da área de ensino de Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFRGS : evidências documentais da formação e do trabalho
(2024) [Dissertação]Este trabalho buscou estudar as vivências e trajetórias individuais de profissionais da docência em ciências naturais atuantes na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No domínio ... -
Investigação sobre a existência e as formas de abordagem das questões sociocientíficas com enfoque na educação CTSA pelos docentes em ciências da Natureza nas escolas do Estado do Rio Grande do Sul
(2023) [Tese]A presente pesquisa, foi desenvolvida como Tese de Doutorado no PPgECi da UFRGS, tendo origem em inquietações, observações e vivências da pesquisadora, enquanto docente da área das Ciências da Natureza, especificamente da ... -
A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
(2020) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo investigar e problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Para ... -
A produção de saberes docentes articulada à formação inicial de professores de Química : implicações teórico-práticas na escola de nível médio
(2012) [Tese]Este estudo aborda um processo de pesquisa-ação ocorrido no contexto de um curso de Licenciatura, no qual se constituiu grupos de trabalho envolvendo professores em formação inicial e professores em exercício, da escola e ... -
O que a sociedade cala a escola fala : violência intrafamiliar de estudantes a partir dos olhares de professoras/es de uma escola do campo
(2024) [Dissertação]Discutir a escola, seu currículo e seus sujeitos, talvez seja considerado por muitos pesquisadores uma questão esgotada, devido a quantidade de reflexões a seu respeito, mas também pode ser uma questão de políticas públicas, ... -
A saúde dos professores de educação infantil de um município da região oeste de Santa Catarina : efeitos de um programa orientado de treinamento funcional
(2023) [Tese]O trabalho docente, principalmente atuante com educação infantil, assume múltiplas responsabilidades que podem vir a comprometer a saúde e qualidade de vida. Entende-se que o exercício físico pode ser uma ferramenta essencial ... -
Trabalho docente na educação básica diante da pandemia : problematizando desigualdades econômicas, de gênero e regionais no Brasil
(2023) [Dissertação]Esta dissertação analisa a percepção de docentes de escolas públicas da Educação Básica. Em diferentes contextos sobre as condições de trabalho durante a Pandemia, cuja finalidade foi observar e apresentar sob o olhar dos ...