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Estudo morfológico da planta Salvinia Molesta : uma contribuição para a biônica e o design de produto
(2010) [Dissertação]A análise biônica é uma ferramenta versátil que apresenta grande potencial tecnológico tanto em aplicações industriais como bens de consumo, pois através dela, o designer, pesquisa e busca na biologia indicações e orientações ... -
Estudo sobre as adequações dos espaços domésticos para o home office em tempos de isolamento
(2022) [Dissertação]O trabalho em casa se mostrou uma opção para que parte da população continuasse exercendo suas atividades remuneradas durante o isolamento. A necessidade de adaptação emergencial dos ambientes domésticos para este uso, não ... -
Um estudo sobre o design de livros para a terceira idade
(2011) [Dissertação]Esta pesquisa analisa livros de literatura quanto à adequação do projeto gráfico para leitores de terceira idade. Foi realizada uma revisão bibliográfica abordando os aspectos do design gráfico e do design do livro, as ... -
A experiência de leitura social no e-reader Kindle : caracterização de um modelo de experiência a partir da perspectiva dos usuários do grupo Amazon Kindle : Brasil no Facebook
(2022) [Tese]A sociedade tem sofrido profundas modificações a partir da popularização dos produtos digitais, entre eles os livros, distribuídos na forma de arquivos ou em ereaders, dispositivos específicos para transferência, armazenamento ... -
Experiência estética no design : relações entre percepção visual e emoção
(2019) [Dissertação]No contexto de constante evolução industrial, tecnológica e de comunicação no qual o mundo e as relações humanas se estabelecem, o modelo de produção vigente propicia a organização de um sistema baseado na efemeridade, ... -
Fabricação digital : sistematização metodológica para o desenvolvimento de artefatos com ênfase em sustentabilidade ambiental
(2011) [Dissertação]Esta pesquisa aborda os temas de fabricação digital e de sustentabilidade ambiental para propor uma sistematização metodológica do projeto e da produção de artefatos com base: (i) na estruturação de modelos conceituais, ... -
Faça-você-mesmo a digitalização 3D de acervos museológicos
(2018) [Dissertação]Entende-se que ao assumir uma atitude faça-você-mesmo, bem como táticas de apropriação e princípios maker, é possível uma aproximação e maior interação dos museus com a sociedade contemporânea, podendo oferecer uma renovação ... -
Fatores influentes no desenvolvimento de interfaces humano-jogos : análise em perspectiva diacrônica
(2018) [Dissertação]Este estudo aborda o desenvolvimento das interfaces de hardware humano-jogo, com ênfase nos consoles de games. Enquanto a maior parte da literatura existente sobre o tema tem como foco os condicionantes tecnológicos desse ... -
O fator interacional no desenvolvimento do projeto de produto : contribuição metodológica de Bornancini e Petzold
(2017) [Tese]Essa Tese enfoca a prática projetual de José Carlos Mário Bornancini (1923-2008) e Nelson Ivan Petzold (1931) para (i) demonstrar como a parceria gaúcha Bornancini e Petzold (B/P), iniciada em 1962 e encerrada em 2008, ... -
Ferramenta computacional interativa para a elaboração de mapas conceituais integrada no HyperCAL online para a produção de objetos de aprendizagem
(2012) [Dissertação]O presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma ferramenta computacional interativa para a elaboração de mapas conceituais e objetos de aprendizagem, como um módulo integrado ao ambiente virtual HyperCAL online. A ... -
Formas naturais e estruturação de superfícies mínimas em arquitetura
(2009) [Dissertação]O paradigma forma segue a função, originado na biologia, indica uma invariável dependência entre a origem anatômica de partes de plantas e animais com as funções desempenhadas por estas partes. Embora este paradigma, na ... -
Formulação de diretrizes para o desdobramento de critérios para seleção de projetos estratégicos de design
(2015) [Dissertação]Projetos estratégicos são selecionados por executivos com base em critérios pré-estabelecidos. Esses critérios, definidos com base no conhecimento tácito dos gestores, precisam ser desdobrados para o processo de desenvolvimento ... -
Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos
(2013) [Dissertação]Com a emergência da aprendizagem eletrônica são observadas novas possibilidades para a aplicação de infográficos interativos como uma forma de apoiar a transposição didática de conteúdos no ensino fundamental. O acesso ... -
Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
(2023) [Tese]O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um framework conceitual para a sistematização do processo de projeto de e-books infantis voltados a crianças em fase de alfabetização. A estruturação desse processo ... -
Framework para a produção de gráficos instrucionais táteis nas Instituições Federais de Ensino Superior
(2022) [Tese]Nas Instituições Federais de Ensino Superior, os Núcleos de Acessibilidade são responsáveis pela produção de materiais instrucionais adaptados, incluindo a produção de Gráficos Instrucionais Táteis (GIT) para Pessoas com ... -
Framework para formulação de problemas para inovação pelo design de equipamentos médico-hospitalares
(2021) [Tese]O design no segmento médico-hospitalar é tema de elevada complexidade que apresenta desafios relacionados à sua inserção de modo abrangente. Isso decorre de visão fragmentada do setor que, de modo geral, dá ênfase aos ... -
Framework para incorporação de experiêcias dos consumidores na gestão do design em empresas desenvolvedoras de produtos
(2019) [Tese]Este trabalho propõe o framework para incorporação de experiências dos consumidores na gestão do design em empresas desenvolvedoras de produtos. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, foi abordado o design ... -
Framework para representação do conhecimento de projeto de produto aplicando o paradigma da orientação a objetos
(2017) [Tese]O projeto de produtos e sistemas técnicos complexos requer a compreensão em nível de sistemas e subsistemas para formular soluções eficientes e integradas ao seu contexto. Para auxiliar esta compreensão, o conhecimento de ... -
Framework para usabilidade no desenvolvimento de comunicação em interfaces virtuais baseado em arquitetura da informação
(2022) [Tese]A presente pesquisa objetivou a proposição de um framework de projeto que fosse capaz de fundamentar abordagens voltadas à organização e exposição do conteúdo comunicacional em interfaces virtuais considerando técnicas e ... -
Games e educação : diretrizes de projeto para jogos digitais voltados à aprendizagem
(2012) [Dissertação]Com a disseminação das tecnologias interativas, a crescente produção e o consumo de jogos digitais mudou a forma como as pessoas se divertem, se relacionam e adquirem conhecimentos. Reconhecidos como um dos principais ...