Contribuição do SERPRO para a inovação no Governo Federal : uma análise das premiações do Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal da Escola Nacional de Administração Pública
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Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados – é uma empresa pública do Governo Federal que concebe, desenvolve e implanta soluções, específicas e sob demanda, de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para vários órgãos e empresas do governo - principalmente para as esferas federais, mas também nos âmbitos municipal e estadual. Participa, ainda, de iniciativas do Governo Federal para o desenvolvimento e disseminação do uso de tecnologias livres para o setor no país. A inovação é ...
O SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados – é uma empresa pública do Governo Federal que concebe, desenvolve e implanta soluções, específicas e sob demanda, de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para vários órgãos e empresas do governo - principalmente para as esferas federais, mas também nos âmbitos municipal e estadual. Participa, ainda, de iniciativas do Governo Federal para o desenvolvimento e disseminação do uso de tecnologias livres para o setor no país. A inovação é apresentada como força motriz da empresa – um de seus elementos estratégicos. A empresa desenvolve ações internas para disseminar iniciativas inovadoras e criou uma política interna de inovação. A ENAP – Escola Nacional de Administração Pública – promove anualmente o Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O concurso premia ações que implementam inovações aplicadas à administração pública. Após cada evento do concurso é organizado um livro com informações sobre as ações premiadas. Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada nesses livros, com análise quantitativa das ações premiadas, com o objetivo de identificar a participação do SERPRO nas ações inovadoras nas últimas dez edições do evento. As ações cuja participação do SERPRO foram relacionadas passaram por dois níveis de identificação de inovação: primeiramente pela percepção dos clientes do SERPRO que, ao identificarem a inovação frente a outros projetos internos do órgãos, inscreveram as inovações no concurso; e depois, pela comissão julgadora da ENAP, que avaliou a inovação e comparou-a frente às outras inovações inscritas no concurso. Foram analisadas as 98 ações premiadas nos concursos de 2004 a 2013 e a participação do SERPRO foi identificada em 8 delas. A amplitude do concurso, considerando-se a variedade de áreas temáticas, tipos de inovação, órgãos concorrentes e fornecedores de TIC envolvidos, conclui-se como importante e expressiva a contribuição do SERPRO para as inovações sendo implementadas no Governo Federal do Brasil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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