Mapeamento da estratégia e dos indicadores para suporte : à criação de um modelo de BSC para área de faturamento em uma empresa de tecnologia da informação (TI)
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Mapping of strategy and kpi’s to support the establishment of a bscmodel in the revenue area frominformation technology company
Assunto
Resumo
Introdução:Diante do cenário atual de competitividade, onde as entidades consumidoras estão adquirindo o controle sobre suas necessidades, assim como disseminando largamente a informação através de conexões sociais, cada vez mais é imprescindível à gestão da organização cuidar de seus indicadores de desempenho, mensurando sempre em tempo real a agilidade e a eficácia da produção. Objetivos: o objetivo principal deste estudo é mapear a estratégia e os indicadores da área de Faturamento de uma em ...
Introdução:Diante do cenário atual de competitividade, onde as entidades consumidoras estão adquirindo o controle sobre suas necessidades, assim como disseminando largamente a informação através de conexões sociais, cada vez mais é imprescindível à gestão da organização cuidar de seus indicadores de desempenho, mensurando sempre em tempo real a agilidade e a eficácia da produção. Objetivos: o objetivo principal deste estudo é mapear a estratégia e os indicadores da área de Faturamento de uma empresa de Tecnologia da Informação, preparando a informação para a utilização em um modelo de BSC. Procedimentos Metodológicos: Este estudo pode ser caracterizado como sendo um estudo de caso único, exploratório e qualitativo, tendo sido realizado em uma empresa de TI dentro da área de Faturamento. A seleção da empresa foi por conveniência e duas técnicas de coleta de dados foram utilizadas nesta pesquisa: “observação in loco” que auxiliou na obtenção de maiores informações sobre a organização e “entrevistas” para identificação e confirmação dos resultados. Resultados: A empresa objeto do estudo foi mapeada, sendo apresentados os principais itens definidores da estratégia assim como o aprofundamento das questões relativas aos indicadores dentro da área de Faturamento. Com base na informação encontrada, foi trabalhada a questão de BSC e a estruturação de um modelo conforme os conceitos desta ferramenta para utilização da gestão. Conclusão: O objetivo principal deste trabalho foi atingido, pois foi possível mapear os itens estratégicos da área de Faturamento da empresa ABC, combinado com a identificação dos indicadores e adequação dos mesmos aos preceitos básicos do BSC, utilizando os conceitos apresentados pela ferramenta e assim criar uma perspectiva de engajamento da equipe que foi envolvida com o projeto, implantando condições para que o trabalho iniciado possa ser perpetuado dentro da organização através do planejamento da utilização completa da ferramenta proposta. ...
Abstract
Introduction: Given the current scenario of competitiveness where entities are acquiring consumers control over their needs, as well as widely disseminating information through social connections, it is increasingly essential to the management of the organization caring for their performance indicators, measuring always in real time the speed and efficiency of production. Objectives: The main objective of this study is to map the strategy and indicators in the Revenue area from an Information T ...
Introduction: Given the current scenario of competitiveness where entities are acquiring consumers control over their needs, as well as widely disseminating information through social connections, it is increasingly essential to the management of the organization caring for their performance indicators, measuring always in real time the speed and efficiency of production. Objectives: The main objective of this study is to map the strategy and indicators in the Revenue area from an Information Technology company, preparing the information for using in a model of BSC. Methodological Procedures: This study can be characterized as a single case study, exploratory and qualitative, been held in an IT company in the area of Revenue. The selection of the company was for convenience and two techniques of data collection were used in this search: "in loco observation" that helped in getting more information on the organization and "interviews" for identification and confirmation of the results. Results: The company object of the study was mapped, and being presented main items that define the strategy and the deepening of the issues relating to the indicators in the area of Revenue. Based on the information found, the question of BSC was worked and structuring of a model according to the concepts of this tool used for the management. Conclusion:The main objective of this work was achieved because it was possible to map the strategic items from the Revenue area of Company ABC, combined with the identification of KPI’S and adapt them to the basic precepts of the BSC, using the concepts presented by the tool and thus create a perspective engagement team that was involved with the project, implementing the conditions for the work can be started perpetuated within the organization through planning to full utilization of the proposed tool. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Finanças - Turma 2012.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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