Aqui, Anonymus Gourmet : uma leitura dos rituais culinários e midiáticos da atração televisiva
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Data
2015Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho propõe um diálogo entre a Comunicação e a Antropologia da alimentação, relação que leva a seguinte questão de pesquisa: de que maneira, mediadas pela Comunicação, as pessoas se relacionam com aquilo que comem na contemporaneidade? O objetivo é compreender, no programa Anonymus Gourmet, a produção de sentidos engendrados pela atração televisiva, discutindo aproximações entre o universo mítico e o comunicacional. Para tal, parte-se de abordagens da Antropologia, no que tange ao estu ...
Este trabalho propõe um diálogo entre a Comunicação e a Antropologia da alimentação, relação que leva a seguinte questão de pesquisa: de que maneira, mediadas pela Comunicação, as pessoas se relacionam com aquilo que comem na contemporaneidade? O objetivo é compreender, no programa Anonymus Gourmet, a produção de sentidos engendrados pela atração televisiva, discutindo aproximações entre o universo mítico e o comunicacional. Para tal, parte-se de abordagens da Antropologia, no que tange ao estudo da comida (LÉVISTRAUSS, 2010; SILVA, 2005), do conceito de imaginação material (BACHELARD, 2008) e da concepção da atuação midiática, enquanto aglutinadora de experiências rituais dessacralizadas (CONTRERA, 2005). O trabalho é efetuado através de uma leitura cultural de cinco edições do programa produzidas em alusão ao aniversário de 10 anos de veiculação da exibição na televisão aberta. Conclui-se que o programa indica e sublinha o distanciamento entre as pessoas e a comida. ...
Abstract
This paper proposes a dialogue between the Communication and Anthropology of food, which leads to the following question: how, mediated by communication, people relate to what they eat in the contemporary world? The goal is to understand, in the Anonymus Gourmet program, the production of senses engendered by television attraction, discussing similarities between the mythical world and the communication. To do this, we start from anthropology approaches, with respect to the study of food (LÉVI- ...
This paper proposes a dialogue between the Communication and Anthropology of food, which leads to the following question: how, mediated by communication, people relate to what they eat in the contemporary world? The goal is to understand, in the Anonymus Gourmet program, the production of senses engendered by television attraction, discussing similarities between the mythical world and the communication. To do this, we start from anthropology approaches, with respect to the study of food (LÉVI-STRAUSS, 2010; SILVA, 2005), the concept of Material Imagination (BACHELARD, 2008) and design of media performance while unifying desacralized ritual experiences (CONTRERA, 2005). The work is done through a cultural reading of five programs made in reference to the 10th anniversary serving the exhibition on broadcast television. It was concluded that the program indicates and highlights the gap between the people and the food. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1877)
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