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dc.contributor.advisorPadula, Antonio Domingospt_BR
dc.contributor.authorRathmann, Régispt_BR
dc.date.accessioned2008-04-18T04:12:15Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12578pt_BR
dc.description.abstractA inserção do biodiesel na matriz energética brasileira está viabilizando a emergência de uma nova base produtiva. O estado do Rio Grande do Sul (RS) está na vanguarda da implantação da produção de biodiesel a partir de óleo de soja e de oleaginosas alternativas (mamona, girassol, canola). As primeiras evidências empíricas revelam que a cadeia do biodiesel é ampla e complexa. A diversidade de agentes, de fatores e de variáveis envolvidos nas decisões tecnológicas, de investimento, de localização e de configuração produtiva torna complexa a tomada de decisão dos atores pertencentes a essa cadeia. Nesse contexto de diversidade, estariam ocorrendo conflitos de interesses e de motivações entre os agentes envolvidos na cadeia? Por outro lado, pesquisas recentes identificam a relevância de se ter alinhamento nas estratégias, objetivos e práticas gerenciais das diferentes empresas que participam dos diferentes estágios de uma cadeia produtiva, para que esta seja eficiente e competitiva. Diante dessa problemática, propôs-se para a presente pesquisa o objetivo de identificar, caracterizar e analisar quais são os fatores, motivações e critérios que estão sendo considerados no processo de tomada de decisão dos atores pertencentes à cadeia produtiva do biodiesel no RS, e verificar se há, ou não, alinhamento nos processos decisórios. A estrutura analítica da pesquisa foi construída a partir dos pressupostos de Teoria da Decisão, da Economia dos Custos de Transação e do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Foram entrevistados executivos dos principais agentes/empresas dos elos que compõem as cadeias de biodiesel no RS: 11 cooperativas agrícolas, 03 usinas de produção de biodiesel e a Petrobrás- REFAP (empresa estatal processadora e distribuidora de diesel/biodiesel). A análise estatística dos dados permitiu identificar correlações entre as variáveis e validar um construto do processo decisório nas cadeias de suprimento estudadas. No que concerne ao processo decisório das cooperativas, este centra-se na decisão de ofertar, ou não, oleaginosas para fins de produção de biodiesel. Suas decisões privilegiam aspectos operacionais e de curto prazo. Já nas empresas produtoras do biodiesel, sua decisão de produzir este combustível está associada à adição de mais um produto em seu portfólio comercial, e estão correlacionadas com uma visão de longo prazo e busca de eficiência econômica. Nestas empresas, os benefícios dos incentivos fiscais oferecidos pelas políticas públicas têm forte importância na decisão de escolha das alternativas de oleaginosas usadas para produzir o biodiesel. Na refinaria/distribuidora de diesel/biodiesel, percebe-se um processo decisório guiado por estratégicas e orientação de longo prazo, estando a decisão de misturar o biodiesel ao óleo diesel relacionada ao aspecto institucional, qual seja, a obrigatoriedade por lei da mistura entre os combustíveis. Em suma, os resultados revelam a existência de diferentes características ligadas ao processo de decisão e significativas dessincronias nos objetivos e motivações das decisões. Este estado de desalinhamento decisório, associado às fragilidades das políticas públicas, faz com que se acentue a incerteza sobre a sustentabilidade do programa brasileiro de produção de biodiesel. Os resultados desta pesquisa poderão servir de apoio ao processo decisório dos investidores e formuladores de políticas para esse setor da economia.pt_BR
dc.description.abstractThe insertion of biodiesel in the Brazilian energy matrix is permitting the emergence of a new productive base. The State of Rio Grande do Sul (RS) is leading the way in the implantation of the production of biodiesel from soy oil and other oil-bearing crops (castor bean, sunflower, rapeseed). The initial empirical evidence shows that the biodiesel chain is wide and complex. The diversity of the agents, factors and variables involved in decisions regarding technological, investment, location and productive configuration makes decision making a complex process for the actors belonging to this chain. Within the context of this diversity, would there be conflicts of interest and of motivation between the agents involved in the chain? On the other hand, recent research has identified the importance of having alignment in the strategies, objectives and managerial practices of the different firms participating in the different stages of a production chain, in order for it to be efficient and competitive. Given this issue, the aim of the present study is to identify and analyze the factors, motivations and criteria being considered in the decision-making processes of the actors belonging to the biodiesel production chain in RS, and confirm or otherwise, the existence of alignment in the decision-making process. The analytical structure of the study was built from the assumptions of Decision Theory, Transaction Cost Economics and of Supply Chain Management. Interviews were carried out with the main agents/firms of the links that comprise the biodiesel chains in RS: 11 agricultural co-operatives, 3 biodiesel production plants and Petrobrás-REFAP (a state firm that processes and distributes diesel/biodiesel). The statistical analysis of the data made it possible to identify correlations between the variables and validate a construct of the decision-making process in biodiesel supply chains. With regard the decision-making process of the cooperatives, it is centered on the decision to offer, or otherwise, oil-bearing crops for the production of biodiesel. Their decisions emphasize operational and short-term aspects. In contrast, in the firms producing biodiesel, their decision to produce this fuel is associated with addition of one more product to their market portfolio, and is correlated with a long-term view and the search for economic efficiency. In these firms, the benefits of the tax incentives offered by the public policies strongly influence the decision regarding the alternative oil-bearing crops used in the production of biodiesel. In the diesel/biodiesel refinery/distributor, it was seen that the decision-making process was guided by long-term strategies. The decision to mix biodiesel with diesel oil being related to the institutional aspect, whatever the legal obligation to mix the fuels may be. In summary, the results show the existence of different characteristics linked to the decision-making process and a significant lack of synchronicity in the aims and motivations of the agents decisions. This state of decisional mis-alignment, associated with the fragilities of public policy, leads to heightened uncertainty regarding the sustainability of the Brazilian biodiesel production program. The results of this study may be of use in supporting the decision-making process of investors and public policy makers within this sector of the economy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiodiesel chainen
dc.subjectAgronegóciospt_BR
dc.subjectAlinhamento estratégicopt_BR
dc.subjectDecision-making processen
dc.subjectAlignmenten
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectBiocombustívelpt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.titleIdentificação dos fatores e motivações relacionados ao processo de tomada de decisão dos diferentes agentes da cadeia produtiva do biodiesel do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000629051pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos e Pesquisas em Agronegóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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